Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
30/6/2007 | Atualizado às 22:00
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, defendeu ontem (29) o "afastamento imediato" do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado para que o Conselho de Ética "possa julgar sem pressões ou constrangimentos o seu envolvimento com irregularidades".
De acordo com ele, a saída de Renan não será interpretada como uma cofissão de culpa, mas sim como uma decisão positiva de alguém que não teme ser investigado com imparcialidade.
“O seu pedido de licença da presidência do Senado, em face da ausência constante de relatores e o adiamento freqüente do julgamento, seria uma medida importante para garantir a necessária transparência que o caso requer, principalmente por envolver uma das mais importantes autoridades da República”, disse Cezar Britto.
O presidente da OAB também ressaltou que é importante prosseguir as investigações e que ela seja feita por "órgãos imparciais dispostos a cumprir sua função constitucional" e "o mais urgentemente" para acabar com qualquer dúvida quanto à culpa ou inocência do senador.
“Não julgar é uma lesão grave ao ideal republicano”, completou Cezar Britto. (Soraia Costa)
Leia outras notícias publicadas hoje (30):
Lula faz festa junina em Brasília
Sem compromissos oficiais neste final de semana, o presidente Lula está passando o final de semana em Brasília onde realiza hoje (30) mais uma edição do "Arraiá do Torto". A festa, realizada anualmente desde 2003, estava prevista para começar às 20h. Entre os convidados estavam todos os ministros do governo.
O presidente, no entanto, fez duas exiências a seus convidados: eles teriam que usar trajes típicos e estariam proibidos de conversar sobre política, principalmente sobre a crise que assola o Senado Federal.
Amanhã (1º) à noite Lula irá para São Bernardo do Campo (SP) onde participará de solenidade em comemoração ao 50º aniversário da empresa Scania no Brasil.
Ainda na segunda-feira (2), o presidente seguirá para o Rio de Janeiro onde tem presença confirmada na Cerimônia de lançamento do Programa de eleração do Crescimento (PAC) nas áreas de saneamento e urbanização no estado. No fim da tarde o presidente retornará para Brasília.
Clodovil deve voltar à Câmara na terça-feira
O deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP) deve voltar às atividades parlamentares nesta terça-feira (3). Clodovil sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) às vésperas do feriado, no dia 5 e, após ser atendido pelos médicos da Câmara foi levado para São Paulo onde ficou internado no Hospital Sírio Libanês.
A asessoria de imprensa do deputado diz que ele está reagindo bem à medicação e que será submetido a uma bateria de exames na segunda-feira (2) para verificar se já está em condições de retomar suas atividades parlamentares.
Apesar da licença médica do deputado vencer essa semana, ele se recusa a deixar o cargo para seu suplente, o coronel Paes de Lira (PTC-SP) e garante que completará o mandato.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores