Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Infidelidade partidária

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Infidelidade partidária

Congresso em Foco

4/4/2007 | Atualizado 5/4/2007 às 8:12

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

As oposições tentam reverter a debandada de deputados para a base aliada. Hoje (4), o PPS seguiu o exemplo do PSDB e encaminhou à Mesa Diretora da Câmara pedido para serem devolvidos os mandatos de oito deputados federais que deixaram a legenda após as eleições de outubro do ano passado.

 

Os partidos de oposição começaram a requerer a devolução dos mandatos de seus ex-correligionários depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) respondeu à consulta do Democratas se as legendas tinham o direito de preservar a vaga obtida pelo sistema eleitoral proporcional, quando houvesse pedido de cancelamento de filiação ou de transferência do candidato eleito por um partido para outra legenda.

 

O PPS reivindica a posse dos suplentes nas vagas que, segundo o partido, lhe pertence, decorrente das desfiliações dos deputados federais Colbert Martins (BA), Lucenira Pimentel (AC), Veloso (BA), Neilton Mulim (RJ), Homero Pereira (MT), Ratinho Júnior (PR), Paulo Piau (MG) e Airton Roveda (PR). Veja aqui quem mudou de partido este ano.

 

PSDB também cobra mandatos

Ontem (3), o PSDB pediu à Mesa Diretora da Câmara pedido para que sejam declarados vagos os mandatos de sete deputados que deixaram o partido após as eleições. Na representação, o presidente da legenda, senador Tasso Jereissati (CE), pede que os sete suplentes sejam convocados para assumir as respectivas vagas 48 horas após a devolução dos mandatos.

 

São alvos da representação os seguintes ex-tucanos: Armando Abílio Vieira (PTB-PB), Átila Lira (PSB-PI), Djalma Bérgia (PSB-SC) e os cearenses Leonardo Alcântara (PR), Marcelo Teixeira (PR), Vicente Arruda (PR) e Vicente Alves de Oliveira (PR).

 

Juízes declaram apoio a pedido dos partidos


Para o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), os pedidos do PPS e do PSDB são importantes porque mostram a necessidade da reforma política. “A sociedade quer isso”, afirmou Rodrigo Collaço ao Congresso em Foco.

 

Na opinião dele, os requerimentos do PSDB e do PPS não deveriam ser remetidos à Câmara, mas ao Judiciário, “o único que tem condições de determinar a perda de mandato”. Além da falta de reforma política, Collaço entende que falta clareza às normas legais que regem temas controversos, como a fidelidade partidária e verticalização. “Todos esses temas têm que ser votados para evitar a interferência do Judiciário”, defendeu.

 

Chinaglia condiciona perda de mandato à Justiça


O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), reafirmou hoje que só a Justiça Eleitoral poderá determinar a perda de mandato dos deputados que mudaram de partido após as eleições. Com base na interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que o mandato é do partido, e não do parlamentar.

 

Chinaglia afirmou que, antes mesmo do pedido do PSDB, a Mesa Diretora já havia encomendado um estudo sobre a interpretação do TSE. "Aquilo que nós antecipamos, nós mantemos. Qualquer perda de mandato por essa interpretação do TSE só será possível se assim decidir a Justiça", disse o deputado. (Edson Sardinha e Eduardo Militão)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Câmara dos Deputados

Erika Hilton convoca manifestação pelo fim da escala 6X1

2

Senado

Mecias de Jesus propõe acordo individual para trabalho aos domingos

3

Eleições partidárias

PT elege novo presidente do partido neste domingo

4

PEDRO CAMPOS

PSB quer Alckmin vice de novo e reforma sem vilanizar servidor

5

Audiência pública

Câmara debate aposentadoria especial para agentes de saúde

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES