Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/9/2006 | Atualizado às 23:45
O presidente Lula (PT), dentre todos os candidatos à Presidência da República, segue como o candidato que tem maior número de reportagens "negativas" na mídia nacional, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) ainda mantém um índice de "positivas" superior ao de "negativas". O levantamento foi realizado pelo Observatório Brasileiro de Mídia e divulgado pelo portal Comunique-se.
O órgão analisa a cobertura da imprensa escrita em relação aos quatro candidatos melhor colocados nas pesquisas de intenção de voto (Lula, Geraldo Alckmin, Heloísa Helena e Cristovam Buarque), com a análise do material de cinco jornais: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Correio Braziliense, O Globo e Jornal do Brasil. Além de quatro revistas: Veja, Época, IstoÉ e Carta Capital.
Na semana entre 9 e 15/09, 51,8% das 166 matérias que os jornais dedicaram ao candidato Lula foram consideradas pelo Observatório Brasileiro de Mídia negativas para ele. No mesmo período, foram negativas 32,75% das 101 matérias veiculadas sobre o tucano Geraldo Alckmin.
Lula fechou a semana com 25,9% de matérias positivas e 22,3% de neutras. O petista apresenta cerca de 23% de matérias positivas e quase 50% de negativas.
Geraldo Alckmin teve 35,6% de positivas e 31,7% de neutras, mantendo sua condição de receber mais matérias positivas do que negativas. Na semana anterior, o presidenciável do PSDB recebeu 42,2% de reportagens positivas, apresentando uma queda de 7% nesse quesito.
A respeito da candidata do Psol, Heloísa Helena, foram feitas cerca de 12% de reportagens positivas a menos, caindo de 48,3% para 36,8%. Suas reportagens negativas permaneceram praticamente estáveis, indo de 24,1% para 26,4%. Em relação às reportagens neutras, subiram para 36,8%.
O candidato Cristovam Buarque foi a exceção. Seu número de reportagens positivas subiu de 16,6% para 62,5%, no mesmo período em que a cobertura negativa caiu de 41,7% para 12,5%. A baixa exposição de Buarque, com apenas 3,6% do total de matérias publicadas nos jornais sobre os candidatos, é um dos fatores que explica sua vertiginosa subida percentual.
O Observatório Brasileiro de Mídia foi criado em janeiro de 2005 no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, com o objetivo de incentivar a sociedade a acompanhar o comportamento da mídia. Associada ao Media Watch Global, que tem sede na França, a entidade apóia os esforços para a democratização dos meios de comunicação.
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso