Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. TSE suspende propaganda tucana no rádio e libera na TV

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

TSE suspende propaganda tucana no rádio e libera na TV

Congresso em Foco

8/9/2006 | Atualizado às 18:13

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

No mesmo dia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu uma decisão favorável e contrária à coligação A força do povo (PT/PCdoB/PRB), que representa o presidente Lula, candidato à reeleição.  A corte rejeitou representação que acusa a coligação Por um Brasil decente (PFL-PSDB), de usar propaganda na televisão para fazer ataques, e concedeu liminar para suspender uma inserção de rádio pelo mesmo motivo.

Na tevê, a propaganda mostra bonecos que representam pessoas que deixaram o governo durante os escândalos do mensalão. A coligação de Lula acusa os adversários de usarem a inserção para "ridicularizar o candidato Lula" e de usarem cenas externas, trucagem e montagem para criar uma realidade falsa ou distorcida, o que é vedado pela lei eleitoral.

O relator, ministro Marcelo Ribeiro, afirmou que a propaganda apenas "reproduz informações que foram veiculadas pela imprensa, no intuito de levar o eleitor a refletir sobre o cumprimento de suas promessas e de seu suposto conhecimento dos fatos imputados aos ex-ministros e altos funcionários do governo". As decisões foram proferidas ontem.

Na outra ação, também julgada por Ribeiro, a coligação de Lula pediu a suspensão da veiculação de inserções de rádio da aliança adversária em que locutores advertem que "se o Lula for eleito de novo, a turma dele vai voltar".

O jingle da propaganda do rádio é o mesmo da veiculada na tevê e foi ao ar no último dia 6 nas emissoras CBN, Globo e Bandeirantes. A peça diz o seguinte: "Nós somos a turma do Lula. A gente vive a negar o mensalão, caixa dois, os sanguessugas, a gente está tentando escapar. Nós somos a turma do Lula. Bobeira foi nos cassar, (Ah! Se foi). Se o Lula for eleito de novo, a turma dele vai voltar. Nem a pau! Mude de presidente".

No pedido, além da suspensão da exibição, a coligação A Força do Povo pediu direito de resposta no horário da coligação de Geraldo Alckmin, pelo período correspondente a quatro inserções de 30 segundos cada na Rádio Globo, cinco inserções de 30 segundos cada na Rádio CBN, e três inserções de 30 segundos cada na Rádio Bandeirantes.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Conselho da Câmara vai notificar deputados por edital

Receita libera consulta ao 4º lote de restituições

Governadores são aprovados por população

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

VÍDEO

Prisão domiciliar de Bolsonaro pode ser revogada, explica criminalista

2

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

3

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

4

CONGRESSO

Quem é Alessandro Vieira, o relator da PEC da Blindagem

5

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES