Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula não irá a debates no primeiro turno

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula não irá a debates no primeiro turno

Congresso em Foco

12/8/2006 | Atualizado às 22:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Como antecipou o Congresso em Foco em matéria publicada no último dia 18, o presidente Lula não participará do debate nesta segunda-feira entre os candidatos à Presidência da República, na TV Bandeirantes, nem de nenhum outro durante o primeiro turno.

A decisão, que tem o objetivo de evitar uma espécie de "todos contra um", foi fortalecida depois da entrevista concedida na quinta-feira por Lula ao Jornal Nacional, da Rede Globo.

Segundo o comando da campanha, o presidente estava nervoso e, por isso, tropeçou em números e palavras. De qualquer forma, os erros de dados e na construção de frases foram classificados como "atos falhos", o que, pensa a assessoria do candidato, não comprometeu o desempenho dele.

De acordo com assessores do Planalto, Lula já estava bastante nervoso antes da entrevista, pois era o último, dentre os principais candidatos, a participar da série e os entrevistadores haviam sendo muito duros com os demais presidenciáveis ouvidos anteriormente (Geraldo Alckmin, do PSDB; Heloísa Helena, do Psol; e Cristovam Buarque, do PDT).

Repetindo FHC

A decisão de evitar debates no primeiro turno, agora assumida pelo comando da campanha presidencial petista, levou em conta ainda o desejo do próprio Lula. Como informamos no último dia 18, ele entende que nada há a ganhar participando de programas como o da Bandeirantes.

Leia mais sobre o que publicamos à época:

"Por estar no governo e liderar as pesquisas de intenções de votos, Lula atrairia as críticas, oferecendo a cara à tapa aos seus contendores.

Os petistas vêem o risco de o presidente-candidato "se nivelar" a alguns postulantes com baixo potencial eleitoral, como José Maria Eymael (PSDC) e Cristovam Buarque (PDT), além de servir de munição para os dois concorrentes mais competitivos, Geraldo Alckmin (PSDB) e Heloísa Helena (Psol), que, mesmo assim, estão bem abaixo de Lula nas sondagens pré-eleitorais.

Quem tem boa memória lembrará que Fernando Henrique (PSDB) usou argumentos semelhantes para deixar de participar de debates durante sua campanha à reeleição, em 1998. À época, foi muito criticado pelo PT, que considerou o comportamento pouco democrático.

Como aconteceu daquela vez, confirmada a ausência de Lula, a Bandeirantes deverá deixar a cadeira vazia, exatamente como fez oito anos atrás em relação a Fernando Henrique. O debate na Bandeirantes, conforme as regras definidas, terá cinco blocos. Em três deles, os candidatos farão perguntas entre si."
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Lula desmente presidente do Sebrae

Lula oferece Exército para Lembo, que recusa

Conselho de Ética afirma que acusados vão renunciar

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Congresso Nacional

Carlos Viana revela câncer; senador vai operar após fechar ano na CPMI

2

ELEIÇÕES 2026

Bolsonaro escolhe Flávio como sucessor para as eleições de 2026

3

Entrega por app

SindimotoSP acusa Boulos de excluir sindicato de grupo sobre entregas

4

REGULAÇÃO DOS APPS

Regulação cara pode reduzir pedidos e afetar restaurantes, diz ANR

5

Congresso Nacional

Davi quer identificar autores de ataques "Congresso inimigo do povo"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES