O ex-presidente Itamar Franco (sem partido) demonstrou hoje à tarde que continua irritado com a declaração feita pelo presidente Lula (PT) na semana passada. Enquanto acompanhava a campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) em Olinda (PE), Itamar afirmou que Lula "mudou muito desde que ganhou a Presidência, se encantou com o poder e é hoje um pobre de espírito". Disse ainda que "chegou aos 76 anos com dignidade", mas que Lula pode chegar aos 70 anos "caduco ou gagá".
Durante a entrevista, Itamar ressaltou que ao lado de Lula há muitos apoiadores nessa faixa etária e que o presidente está usando palavras vazias. "Lula é um homem pretensioso com os idosos. É só ver o que ele fez com os aposentados do país", destacou o ex-presidente, referindo-se ao veto do reajuste de 16,67% para as aposentadorias e pensões acima de um salário-mínimo. Embora a previsão de orçamento não permitisse outra ação além do veto, Itamar não perdeu a oportunidade de comentar a decisão.
A briga entre os dois começou quando Itamar decidiu apoiar o candidato tucano à Presidência da República. Na ocasião, Lula disse que "quando chega acima dos 75 anos as pessoas têm de ter o mínimo de liberdade de fazer suas opções" e que por isso não comentaria a escolha de Itamar.