Se a eleição para o governo de Alagoas fosse hoje, o candidato do PTB, João Lyra, seria eleito governador no primeiro turno. É o que dizem os resultados da pesquisa de intenção de voto feita em Alagoas pelo Instituto Sensus para O Jornal, entre os dias 29 e 31 de julho.
João Lyra aparece na pesquisa com 45% das intenções de voto. O segundo colocado, senador Teotonio Vilela Filho (PSDB), obteve 27,2% das citações. A diferença entre os dois principais candidatos é de 17,8 pontos percentuais a favor de Lyra. Os 45% do candidato do PTB superam em 12,6 pontos percentuais a soma dos índices de todos os adversários (32,4%).
Os demais candidatos ficaram em patamares bem abaixo. Lenilda Lima (PT) aparece com 2% das intenções de voto, Ricardo Barbosa (PSOL) teve 1,1%; André Paiva (PRTB) e Elias Barros (PTN) estão empatados com 0,8%; Gerson Guarines (PAN) obteve 0,4% e Eudo Freire (PSDC) ficou com 0,1%. Eleitores indecisos e os que declararam votar em branco ou anular o voto somaram 22,6%.
Se considerados apenas os votos válidos (sem contar os indecisos, votos em branco e nulos) a vantagem de João Lyra fica ainda mais folgada: ele aparece com 58,1% das intenções de voto, contra 35,1% de Teotônio Vilela Filho. Os demais candidatos, somados, teriam 6,6%.
O resultado da pesquisa do Sensus, a primeira que o instituto realiza em Alagoas para governador, amplia uma tendência apontada em pesquisas anteriores, de vitória de João Lyra já no primeiro turno.