Pela primeira vez, o presidente Lula conseguiu reunir ontem à noite, no Palácio do Planalto, o conselho político da campanha à reeleição. Os petistas analisaram as últimas pesquisas que apontam vitória de Lula no primeiro turno. O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), declarou que a pesquisa Ibope, divulgada nessa terça-feira (25), mostra a força de Lula.
Segundo Berzoini, os números indicam que o presidente está com uma liderança muito forte. "Na eleição passada, Lula foi eleito com 45% dos votos e agora tem 44%. São números expressivos, não tem dúvida, mas é apenas uma pesquisa, não é a realidade".
A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, quer evitar o clima do já ganhou. "Temos todas as razões para esperar a vitória. No primeiro ou no segundo turno. Mas não vamos participar de eleição de salto alto ou no clima do já ganhou. Faremos uma campanha bastante pé no chão", afirmou. Dilma acrescentou que o presidente tem muito o que mostrar. "Temos resultados a mostrar que são quantificáveis e precisos".
Já o ministro da Articulação Política, Tarso Genro, falou que o presidente vem concolidando uma boa posição em todas as pesquisas. "A partir de agosto o presidente vai crescer 3%, 4% ou 5% e isso recoloca a possibilidade de vitória no primeiro turno".