Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula deve usar os poderes do cargo de presidente

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula deve usar os poderes do cargo de presidente

Congresso em Foco

25/6/2006 | Atualizado às 12:09

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu sinais de que irá usar as brechas da Lei Eleitoral para tirar o melhor proveito possível do cargo como governante e candidato, é o que diz a repórter Silva de Freitas da Folha de S. Paulo, em reportagem publicada na edição de hoje.


Dois exemplos são a decisão de conceder aumentos salariais a categorias do funcionalismo a menos de 180 dias das eleições, já que a lei proíbe apenas a "revisão geral da remuneração" acima da inflação do ano, e a disposição de visitar obras públicas, porque ele estará impedido de ir a inaugurações somente após 1º de julho.


Em relação aos aumentos, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Marco Aurélio de Mello, provocou polêmica nesta semana ao dizer que os considera ilegais. O STF (Supremo Tribunal Federal) apoiou o governo na quinta-feira, quando a presidente do tribunal, Ellen Gracie, relatou aos colegas, inclusive a Marco Aurélio, que havia fechado um acordo com o governo para aprovar o aumento aos servidores do Judiciário.

Ninguém desaprovou a proposta.  Segundo a reportagem, dias antes, Lula revelou a auxiliares que, após tornar oficial sua candidatura à reeleição, iria trocar as inaugurações de obras por "vistorias". Apesar disso, o presidente tem se queixado abertamente de outra proibição, como a transferência de recursos federais para Estados e prefeituras nos 90 dias que antecedem as eleições.


Há um mês, ele afirmou que essa proibição representa "atraso na mentalidade política" ao discursar a 70 prefeitos e autoridades municipais em solenidade no Planalto. Ironicamente, foi o PT que se empenhou, em 1997, para ampliar ao máximo a lista de proibições da Lei Eleitoral, aprovada após a emenda da reeleição.

O PT temia que o então presidente Fernando Henrique Cardoso usasse a estrutura do governo. Na época, o então deputado José Dirceu (PT-SP) disse: "Além de não se desincompatibilizar do cargo, FHC quer ficar com as mãos livres para usar a máquina administrativa".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Heloísa Helena diz que PT e PSDB são farsantes

No discurso, Lula ataca FHC comparando números

Lula diz que é o pai dos pobres

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

2

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Corregedoria da Câmara pede suspensões de três deputados por motim

3

PEC da Blindagem

Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília

4

EXCLUSIVO

"Legislativo precisa ouvir as famílias", diz mãe atípica

5

Anistia

Eduardo Bolsonaro critica negociações sobre "PL da Dosimetria"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES