Pesquisa do Ibope divulgada ontem mostra, pela primeira vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à frente do pré-candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, no principal reduto eleitoral do tucano: o estado de São Paulo.
De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 2 a 4 deste mês, com 1.204 entrevistados em 62 municípios paulistas, Lula desponta com 40% das intenções de voto, contra 38% do ex-governador. A vantagem do presidente está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.
A amostra, contratada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) e pela Federação das Empresas de Transportes do Estado de São Paulo (Fetcesp), indica que o presidente Lula está conquistando votos no eleitorado de Alckmin, segundo o gerente de projetos do Ibope Opinião, Maurício Tadeu Garcia.
"A pesquisa de hoje (ontem) confirma a tendência de queda do ex-governador Alckmin e o crescimento de Lula no estado. Como estamos na largada da campanha presidencial, cabe a Alckmin tentar retomar os votos que tinha no estado", afirmou.
Na pesquisa anterior realizada pelo Ibope com os eleitores paulistas, divulgada no dia 3 de maio, a diferença entre Alckmin e Lula era de 9 pontos percentuais. O pré-candidato tucano aparecia à frente nas simulações, com 42% das intenções de voto, contra 33% do petista.
Apesar de Alckmin ter ficado na liderança da pesquisa do mês passado, ele já havia registrado queda de 9 pontos porcentuais, em relação à pesquisa divulgada no mês de abril, quando o tucano registrou 46% das intenções de votos em São Paulo, contra 28% apresentados por Lula. "Houve uma inversão do eleitorado potencial (de Alckmin) que migrou para Lula", observou Garcia.
Segundo turno
Nas projeções de um eventual segundo turno, Alckmin lidera a corrida em São Paulo com 46% das intenções de voto, contra 43% de Lula. A diferença, porém, está dentro da margem de erro. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%.
A pesquisa realizada pelo Ibope com o eleitorado paulista mostrou que, para 52% dos pesquisados, Lula deverá ganhar as eleições para a Presidência da República, ante 31% que apostam em Geraldo Alckmin.