Governistas presidem 11 das 17 comissões da Câmara
29/3/2006
Publicidade
Expandir publicidade
Os novos presidentes das comissões permanentes da Câmara foram eleitos na tarde de hoje. Apenas três delas, que serão ocupadas por deputados do PMDB, ainda não têm nomes definidos, já que o partido aguarda a votação do novo líder da bancada. Dos 17 presidentes eleitos hoje, 11 são aliados do governo Lula.
A Comissão de Constituição e Justiça, considerada a mais importante, já que todas as matérias passam por ela, será presidida pelo amigo do presidente Lula, Sigmaringa Seixas (PT-DF). A presidência da Comissão de Direitos Humanos também é petista e ficou com Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), assim como a Comissão de Educação, com Neyde Aparecida (GO). Os novos presidentes integram o chamado grupo majoritário do partido.
A Comissão de Agricultura será liderada pelo ruralista Abelardo Lupion (PFL-PR), autor do relatório paralelo – e vencedor – da CPI da Terra, que sugeriu que as ocupações de terras pelo MST sejam tipificadas como crimes hediondos. A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional é do pefelista Miguel de Souza (RO), ligado à Confederação Nacional das Indústrias (CNI). A Comissão de Defesa do Consumidor ficou nas mãos da governista Íris Simões (PTB-PR).
O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática será o deputado Vic Pires Franco (PFL-PA). A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle passou a ser presidida pelo governista Isaías Silvestre (PSB-MG); a de Seguridade Social e Família, pelo também governista Simão Sessim (PP-RJ) e a de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, pelo petebista José Militão (MG).
A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público será presidida pelo governista Aracely de Paula (PL-MG). O deputado João Leão (PP-BA), da base aliada, está na chefia da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Para a Comissão de Legislação Participativa foi escolhido o deputado Geraldo Thadeu (PPS-MG).
Coube à oposição comissões estratégicas, como a de Minas e Energia, com Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO); de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, presidida por Luiz Carreia (PFL-BA); de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, dirigida por Anivaldo Vale (PSDB-PA), e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, que será presidida por Alceu Collares (PDT-RS).
As comissões destinadas ao PMDB, que aguardam a indicação do novo líder da bancada, são: Finanças e Tributação, Turismo e Desporto e Viação e Transportes.