Os novos presidentes das comissões permanentes da Câmara foram eleitos na tarde de hoje. Apenas três delas, que serão ocupadas por deputados do PMDB, ainda não têm nomes definidos, já que o partido aguarda a votação do novo líder da bancada. Dos 17 presidentes eleitos hoje, 11 são aliados do governo Lula.
A Comissão de Constituição e Justiça, considerada a mais importante, já que todas as matérias passam por ela, será presidida pelo amigo do presidente Lula, Sigmaringa Seixas (PT-DF). A presidência da Comissão de Direitos Humanos também é petista e ficou com Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), assim como a Comissão de Educação, com Neyde Aparecida (GO). Os novos presidentes integram o chamado grupo majoritário do partido.
A Comissão de Agricultura será liderada pelo ruralista Abelardo Lupion (PFL-PR), autor do relatório paralelo - e vencedor - da CPI da Terra, que sugeriu que as ocupações de terras pelo MST sejam tipificadas como crimes hediondos. A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional é do pefelista Miguel de Souza (RO), ligado à Confederação Nacional das Indústrias (CNI). A Comissão de Defesa do Consumidor ficou nas mãos da governista Íris Simões (PTB-PR).
O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática será o deputado Vic Pires Franco (PFL-PA). A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle passou a ser presidida pelo governista Isaías Silvestre (PSB-MG); a de Seguridade Social e Família, pelo também governista Simão Sessim (PP-RJ) e a de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, pelo petebista José Militão (MG).
A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público será presidida pelo governista Aracely de Paula (PL-MG). O deputado João Leão (PP-BA), da base aliada, está na chefia da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Para a Comissão de Legislação Participativa foi escolhido o deputado Geraldo Thadeu (PPS-MG).
Coube à oposição comissões estratégicas, como a de Minas e Energia, com Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO); de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, presidida por Luiz Carreia (PFL-BA); de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, dirigida por Anivaldo Vale (PSDB-PA), e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, que será presidida por Alceu Collares (PDT-RS).
As comissões destinadas ao PMDB, que aguardam a indicação do novo líder da bancada, são: Finanças e Tributação, Turismo e Desporto e Viação e Transportes.