Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Suvaco da Asa deixa Brasília mais alegre

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Suvaco da Asa deixa Brasília mais alegre

Congresso em Foco

12/2/2006 | Atualizado às 15:31

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sylvio Costa

Esqueçam o Congresso, Lula, Serra, Alckmin, CPIs, eleições. O fato mais importante do dia ontem, em Brasília, foi o lançamento do bloco Suvaco da Asa. Aliás, bloco não. Trata-se de uma troça carnavalesca mista (TCM), que é o nome dado aos blocos não-oficiais do maravilhoso Carnaval de Olinda (PE).

A iniciativa, liderada pelas jornalistas pernambucanas Clarissa Lima e Marina Amazonas, é uma prova do poder de fogo da internet. Via e-mail, dias atrás, ela e outras figuras-chave do que há de melhor em Brasília no departamento de bom humor, inteligência e integridade, meio despretensiosamente, anunciaram a "convocação mista anárquica armorial etílica carnavalesca" para a estréia do Suvaco da Asa (assim mesmo, com "u"). Apesar da espontaneidade e do caráter algo improvisado da coisa, mais de 200 pessoas aderiram à brincadeira.

O Suvaco da Asa tem a ver com o endereço de Clarissa e do grupo de amigos que estão por trás da materialização da TCM: o bairro Sudoeste, que fica a oeste (portanto, no sovaco) da Asa Sul. Saindo do Quiosque da Codorna, os foliões desfilaram por diversas ruas das imediações, recebidos com aplauso e expressões de surpresa por dezenas de moradores de uma cidade na qual o Carnaval está longe de ser a vibrante festa realizada em tantas outras regiões brasileiras.

Carros paravam o trânsito para buzinar o som de aprovação, numa verdadeira heresia (um dos orgulhos de Brasília é que aqui raramente se buzina). Transeuntes juntavam-se ao cortejo. E, da janela de um prédio residencial, apareceu cartaz rapidamente providenciado com pincel atômico e tosco pedaço de papel: "Valeu a idéia", comemorava, com sorriso estampado na face, o anônimo brasiliense.

A cidade que poucos conhecem

Para a grande maioria dos brasileiros, Brasília é apenas a capital do poder federal e das muitas maracutaias que o rondam. O Suvaco é expressão de outro universo, a cidade viva e interessante que vai muito além da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes. Cidade, aliás, que, em momentos importantes da história brasileira, foi em massa às ruas, mobilizada por boas causas, como o fim da ditadura militar e o impeachment de Collor.

Na troça do Suvaco, porém, política não fazia parte do script. A ordem era apenas exercer o sagrado direito humano ao prazer, amplo, geral e irrestrito. Como anunciava a convocação, ali pintou "só gente boa", presenteada com músicas carnavalescas de alta qualidade, com destaque para antigas marchinhas, sambas de primeira e muito frevo. A Polícia Militar, atenciosa e polida, abriu as ruas para a troça, que transcorreu sem nenhum incidente.

O sucesso, muito acima da expectativa dos (des)organizadores, levava ontem mesmo os suvaqueiros a arquitetar as próximas incursões do bloco. Uma coisa é certa: em junho, a troça dará novamente o ar de sua graça, mas para fazer uma baita festa de São João. Outro plano é lançar, no Carnaval de 2007, o Suvaquinho da Asa, versão do bloco destinada às crianças. E, animem-se, foliões: o estandarte do bloco voltará a reluzir na festa dos 40 anos do Beirute, o mais tradicional bar da cidade, que comemorará a data fechando a rua entre a 109 e a 110 Sul, no próximo dia 16 de abril.

A grande imprensa não compareceu. O Congresso em Foco, é óbvio, esteve lá, não só para registrar o fato como, sobretudo, para, junto com a galera, berrar: "Olinda, quero cantar..."

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

César Maia prenuncia novo tipo de propaganda eleitoral

Delta pagou mala direta de Garotinho

Folha liga vice de Aécio ao mensalão

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES