Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CPI manda prender advogado durante depoimento

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CPI manda prender advogado durante depoimento

Congresso em Foco

17/1/2006 18:45

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), acaba de autorizar o primeiro pedido de prisão formulado durante um depoimento prestado à comissão. A pedido do deputado Geraldo Thadeu (PPS-MG), o advogado Marcus Valerius Macedo, que prestou serviços à empresa Skymaster (investigada pelos parlamentares), será preso por desacato.

Neste momento, a reunião da sub-relatoria de Contratos na qual Marcus Valerius prestava depoimento está suspensa, aguardando o desfecho do episódio. Por ser advogado, o depoente tem direito à presença de um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em caso de prisão em flagrante. A CPI já emitiu um oficio à OAB pedindo a presença urgente de um advogado na comissão, para poder efetuar a prisão de Marcus Valerius.

Geraldo Thadeu fez o pedido porque se sentiu ofendido com uma resposta do depoente. Ao propor a quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico da mulher e da filha dele, o deputado ouviu de Marcus Valerius uma ironia. "E da mãe?", indagou, jocosamente, o advogado.

Antes, José Eduardo Cardozo (PT-SP), sub-relator da comissão, já havia ameaçado prender o advogado pelas respostas evasivas e mentirosas. Marcus Valerius negou-se a dizer aos parlamentares o destino de R$ 1,036 milhão, sacado em espécie das contas da firma, entre fevereiro de 2000 e julho de 2001.

A CPI suspeita que essa quantia tenha sido utilizada para pagamento de propinas a envolvidos em irregularidades nos Correios. O advogado disse apenas presumir que o dinheiro tenha servido para pagamento de leasing (arrendamento) de aeronaves para a Skymaster, que presta serviços de correio aéreo noturno aos Correios.

Segundo Marcus Valerius, as retiradas foram efetuadas pelo segurança Francisco Carioca, a pedido do sócio da Skymaster, João Marcos Pozzetti. Os parlamentares pretendem fazer, ainda hoje, uma acareação entre Marcus Valerius e Francisco Carioca.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Deputados estão votando urgência de fim de extras

Líderes reiteram acordo para votar fim do extra

Lula concorda com mudança no rito das MPs

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES