Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. TSE mantém apoio do PT a Roseana no Maranhão

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

TSE mantém apoio do PT a Roseana no Maranhão

Congresso em Foco

21/6/2010 15:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Hamilton Carvalhido manteve na última sexta-feira (18) a aliança entre o PT e a candidata à reeleição ao governo do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB). Um dia antes, o deputado Domingos Dutra (PT-MA) apresentou um mandado de segurança na corte na tentativa de anular a determinação do diretório nacional petista e fazer valer o apoio ao deputado Flávio Dino (PCdoB), como o partido decidiu no estado. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (21).

Para negar o mandado de segurança, o ministro primeiro analisou a legitimidade das pessoas que assinaram a peça jurídica. Para eles, os autores não demonstraram "sua legitimidade ativa para impetrar mandado de segurança perante o TSE". Depois, ao entrar no mérito da questão - a decisão nacional que modificou o resultado da convenção regional - Carvalhido disse que, na ação, não havia prova da existência do ato "supostamente abusivo".

Segundo o ministro registrou na decisão, foram apresentadas cópias do estatuto do Partido dos Trabalhadores, do Regulamento do Processo de Definição de Candidaturas do PT 2010, da Ata do Encontro Estadual de Definição de Candidaturas do PT do Maranhão para as eleições 2010, do relatório do encontro estadual do PT, acompanhados de notícias retiradas da internet. Para ele, esses documentos e matérias jornalísticas não eram suficientes para provar qualquer tipo de prática ilegal por parte do diretório nacional.

"Esses documentos não se prestam a comprovar nem a efetiva legitimidade dos impetrantes, nem a existência de decisão do Diretório Nacional do PT determinando coligação majoritária com o PMDB no Estado do Maranhão, nem o alegado apoio à candidata Roseana Sarney", ressaltou o relator. No mandado, Domingos Dutra e outros filiados do PT afirmaram que a decisão questionada contraria entendimento firmado em encontro partidário anterior realizado no estado, no qual participaram como delegados. No pedido, eles afirmam que o órgão nacional de direção do PT "resolveu ignorar deliberação da instância regional e aprovar uma coligação estadual majoritária".

A decisão do diretório regional fez Domingos Dutra ficar uma semana em greve de fome dentro do plenário da Câmara. Junto com ele, participou do protesto o líder camponês Manoel da Conceição. Eles encerraram o ato após conseguir um acordo com a direção nacional do PT. Por esse acordo, os petistas do Maranhão podem apoiar o candidato majoritário de sua escolha, desde que dentro do arco de aliança nacional.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Maluf: "A minha ficha é a mais limpa do Brasil"

Candidato de Uribe vence eleição na Colômbia

Lula deve editar MP para socorrer vítimas de enchente

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Educação

Piso salarial de profissionais de educação básica avança na Câmara

2

ECONOMIA

Imbróglio na LDO pode atrasar orçamento de 2026; entenda o impacto

3

BENEFÍCIOS PARA PROFESSOR

Carteira Nacional Docente dá descontos a professor; veja como fazer

4

JORNADA DE TRABALHO

Congresso retoma discussão sobre redução da jornada de trabalho

5

ECONOMIA

Comissão Mista confirma votação da LDO na terça-feira

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES