O presidente Lula assinou acordos comerciais e de defesa com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, nesta terça-feira (23), no Rio de Janeiro, onde participaram da cúpula Brasil–União Européia. Pelo acordo, está prevista a construção de cinco submarinos, um deles nuclear, e de 50 helicópteros.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que o orçamento do projeto das aeronaves é de R$ 6,33 bilhões. Ontem, Lula lembrou em seu programa de rádio que o Brasil precisa montar uma estratégia de defesa, não para fazer guerras, mas para proteger o patrimônio nacional, principalmente a biodiversidade da Amazônia e o petróleo. Os primeiros helicópteros deverão ficar prontos no final de 2010.
No encerramento da cúpula, Sarkozi defendeu em entrevista coletiva à imprensa que a entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Ele também afirmou que a Amazônia pertence ao território brasileiro, como parte da soberania do país. Ontem, Lula prometeu reduzir o desmatamento em 71% (
leia).
Hoje, o presidente elogiou o método de enfrentamento da crise mundial utilizado por Sarkozy. “Tem me surpreendido pela firmeza com que tem agido na política internacional. É impressionante o comportamento da França sobre a crise. É importante a atuação nas discussões e a firmeza com que o governo francês tem dito que não vai compactuar para que especuladores recebam dinheiro do país sendo que não cuidaram da produção", afirmou ele, segundo o portal G1.
A primeira-dama francesa Carla Bruni – ex-modelo e ex-cantora – continuou a ser o centro das atenções no Rio de Janeiro. Hoje pela manhã, ela visitou a comunidade do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, onde são realizadas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Nesta tarde, o presidente Lula vai para São Paulo, onde comemora o Natal com catadores de materiais recicláveis da cidade. (Eduardo Militão)