O presidente Lula disse na noite de hoje (22), em rede nacional de televisão, que os brasileiros devem consumir neste Natal, mas com responsabilidade, para garantir a manutenção da economia brasileira.
“Não tenha medo de consumir com responsabilidade. Se você tem dívidas, pague. Mas se você tem um dinheirinho ou o 13º, não frustre seu sonho”, afirmou Lula, ao se referir a automóveis e eletrodomésticos.
Ele afirmou que os brasileiros não precisam ter “medo do futuro” por conta da crise financeira mundial. O presidente alertou que, se o consumo e as vendas caírem, no médio prazo, o emprego da população estará em risco.
Lula pediu aos empresários para manterem os investimentos e aos trabalhadores que defendam a produção e o emprego. Aos bancos, pediu a redução dos juros e o estímulo à produção.
O presidente começou seu pronunciamento repisando a avaliação de seu governo para a crise. Disse que a culpa do abalo econômico internacional é dos países ricos que não controlaram seus sistemas financeiros. “Os bancos, em vez de investirem no setor produtivo, viraram um grande cassino”, desdenhou Lula.
O petista disse que o Brasil está menos suscetível à crise por conta de fatores como o controle à inflação, a redução da dívida pública, o aumento das reservas internacionais em dólares, o aumento real do salário mínimo, o bolsa-família e a geração de 2,1 milhões de empregos com carteira assinada.
“Estes avanços nos permitiram que enfrentemos com firmeza a crise”, disse. (Eduardo Militão)