Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/3/2007 | Atualizado às 14:09
A pedido das lideranças do PP, do PMDB e do PDT, os deputados devem discutir, em regime de urgência, emenda constitucional que estende o foro privilegiado a ex-autoridades, informa a Agência Folha. Caso a emenda seja aprovada, ex-parlamentares, ex-presidentes e ex-ministros ganham o direito de serem julgados apenas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Os ex-prefeitos só poderiam ser julgados pelos Tribunais de Justiça e os ex-governadores, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O assunto já foi objeto de reportagem do Congresso em Foco em janeiro (leia aqui).
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse hoje que a PEC será votada em "breve" e demonstrou preocupação com o "patrulhamento' da imprensa". "Teremos que enfrentar o debate sobre o foro privilegiado. A imprensa vai focar nessa questão, mas temos que discutir com a sociedade", afirmou.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, disse que é um equívoco estender o foro para ex-autoridades. A medida tem como objetivo garantir a "impunidade" aos ex-políticos, segundo ele.
"A Ordem é contra o foro privilegiado, que é sinônimo de impunidade. Não há registro de julgamento no STF daqueles acusados de praticarem crimes. O Brasil quer transparência nas suas decisões e o foro vai na contramão disso", afirmou Britto.
O Congresso já discutiu o assunto em 2002, mas o STF derrubou a emenda constitucional promulgada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Chinaglia, que na época era contra o foro para ex-autoridades, admitiu que pode estar revendo sua posição. 
 
"Na época eu era de oposição e me posicionei contrário a isso porque me parece que foi uma sugestão do ex-presidente Fernando Henrique. Agora, reconheço que tenho ouvido ponderações por parte de deputados e juristas de que isso não é ruim para sociedade. Mas não me cabe, como presidente da Câmara, dar opinião pessoal. Não tenho muito esse direito", afirmou. 
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime