Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/3/2007 | Atualizado às 9:33
Dezenove emendas que tratam de alterações nas embalagens de leite tramitam apensadas a uma das medidas provisórias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A MP 350 autoriza mutuários a anteciparem a compra do imóvel arrendado a partir do quinto ano de financiamento.
Mas 18 deputados e um senador, todos integrantes da bancada do leite, apresentaram propostas idênticas de alteração com conteúdo que nada tem a ver com o da MP: a modificação da expressão "O Ministério da Saúde adverte: o leite materno é insubstituível" por "Aviso importante: o leite materno é insubstituível". No Legislativo, a modificação de uma MP com o acréscimo de um artigo que nada tem a ver com o conteúdo original é chamada de "contrabando".
Em reportagem publicada no jornal Correio Braziliense, o deputado João Magalhães (PMDB-MG), um dos autores das emendas, disse que na Câmara é comum apresentar emenda "frankenstein" porque a tramitação de projetos de lei demora muito. Apesar de tratar de assunto diferente, diz, a emenda também será discutida no plenário. "Não estamos fugindo da discussão. Aproveitamos uma medida emergencial para discutir rápido um projeto que pode causar um dano grande aos sindicatos e cooperativas de laticínios", garantiu Sandro Mabel (PR-GO) ao Correio.
Cabe ao relator da MP 350 aceitar ou não discutir a alteração nas embalagens de leite. O Regimento Interno da Câmara dos Deputados também garante ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e ao presidente da comissão que analisará o PAC o poder de recusar emenda formulada de modo inconveniente, que verse sobre assunto estranho ao projeto em discussão ou contrarie prescrição regimental.
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime