Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. MP-SP vai investigar instituto de FHC

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

MP-SP vai investigar instituto de FHC

Congresso em Foco

3/2/2007 | Atualizado 4/2/2007 às 8:37

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Ministério Público do Estado de São Paulo instaurou um procedimento para investigar uma doação de R$ 500 mil feita pela  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) ao Instituto Fernando Henrique Cardoso. Com o objetivo de organizar, catalogar e digitalizar seus arquivos, o instituto, que não tem fins lucrativos, foi criado por FHC assim que ele deixou a Presidência. A notícia foi publicada neste sábado pelos jornais Folha.de S. Paulo e O Estado de S.Paulo.

De acordo com a Promotoria da Cidadania, será investigado se a doação causou algum prejuízo ao erário e se houve improbidade administrativa e má gestão pública. A assessoria de imprensa do ex-presidente informou que Fernando Henrique apóia a iniciativa do Ministério Público e se sente tranqüilo, pois sabe que os procedimentos foram totalmente legais.

O Instituto FHC diz que doação da Sabesp é legal e que abrirá ao MP paulista todos os documentos acerca da doação Segundo o iFHC, instituição sem fins lucrativos e apartidária, o ex-presidente "considera que o MPE está cumprindo o seu papel institucional e recebeu com tranqüilidade a informação de que a Promotoria de Justiça da Cidadania instaurou procedimento para investigar se o repasse é legal."

O iFHC, segundo sua assessoria, destacou que recursos financeiros foram captados em dezembro junto a empresas, como a Sabesp, ao amparo da Lei Rouanet, que permite esse tipo de operação envolvendo companhias públicas.

"O iFHC manteve-se no estrito cumprimento das determinações legais, seja em relação à Lei Rouanet, seja da Lei 4.344, que faculta a qualquer entidade ou pessoa física mantenedora de acervos documentais privados de presidentes buscar apoio financeiro e técnico do poder público para projetos de fins educativos, científicos e culturais", diz nota oficial que o iFHC divulgou ainda quando a doação foi revelada.

A entidade diz ter apresentado projeto ao Ministério da Cultura "visando a captação de verbas para a organização, catalogação e digitalização do Arquivo Presidente Fernando Henrique Cardoso, projeto aprovado em dezembro de 2004, 'no curso do primeiro mandato do atual presidente".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

"Sanguessugas" ganham cargos em MT

Juízes viraram burocratas, diz novo presidente da OAB

Paulo Maluf (PP-SP)

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

2

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

3

RELAÇÕES EXTERIORES

Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes

4

INTERNACIONAL

Trump revoga visto de Jorge Messias e amplia sanções a brasileiros

5

PEC da Blindagem

Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES