Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
3/2/2007 | Atualizado 4/2/2007 às 8:37
O Ministério Público do Estado de São Paulo instaurou um procedimento para investigar uma doação de R$ 500 mil feita pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) ao Instituto Fernando Henrique Cardoso. Com o objetivo de organizar, catalogar e digitalizar seus arquivos, o instituto, que não tem fins lucrativos, foi criado por FHC assim que ele deixou a Presidência. A notícia foi publicada neste sábado pelos jornais Folha.de S. Paulo e O Estado de S.Paulo.
De acordo com a Promotoria da Cidadania, será investigado se a doação causou algum prejuízo ao erário e se houve improbidade administrativa e má gestão pública. A assessoria de imprensa do ex-presidente informou que Fernando Henrique apóia a iniciativa do Ministério Público e se sente tranqüilo, pois sabe que os procedimentos foram totalmente legais.
O Instituto FHC diz que doação da Sabesp é legal e que abrirá ao MP paulista todos os documentos acerca da doação Segundo o iFHC, instituição sem fins lucrativos e apartidária, o ex-presidente "considera que o MPE está cumprindo o seu papel institucional e recebeu com tranqüilidade a informação de que a Promotoria de Justiça da Cidadania instaurou procedimento para investigar se o repasse é legal."
O iFHC, segundo sua assessoria, destacou que recursos financeiros foram captados em dezembro junto a empresas, como a Sabesp, ao amparo da Lei Rouanet, que permite esse tipo de operação envolvendo companhias públicas.
"O iFHC manteve-se no estrito cumprimento das determinações legais, seja em relação à Lei Rouanet, seja da Lei 4.344, que faculta a qualquer entidade ou pessoa física mantenedora de acervos documentais privados de presidentes buscar apoio financeiro e técnico do poder público para projetos de fins educativos, científicos e culturais", diz nota oficial que o iFHC divulgou ainda quando a doação foi revelada.
A entidade diz ter apresentado projeto ao Ministério da Cultura "visando a captação de verbas para a organização, catalogação e digitalização do Arquivo Presidente Fernando Henrique Cardoso, projeto aprovado em dezembro de 2004, 'no curso do primeiro mandato do atual presidente".
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
Reforma Tributária
Regulamentação da reforma tributária deve ser votada esta semana
RELAÇÕES EXTERIORES
Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes