Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/9/2006 | Atualizado às 16:41
Para tentar acelerar a aprovação de uma reforma política no Congresso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) instalou um fórum nesta segunda-feira (11) para elaborar um anteprojeto com mudanças nas regras do sistema político nacional. A proposta deve ser apresentada na próxima legislatura.
O presidente da OAB, Roberto Busato, não adiantou quais serão os principais pontos do projeto, mas disse que a entidade vai priorizar temas como o financiamento público de campanhas e o voto distrital.
"Vamos nos debruçar sobre o tema. Essa eleição vai dar rumo novo ao Congresso Nacional. Todos concordam que basta ficarmos nessa situação. Todos estamos a favor de uma ampla reforma política, mas ninguém deu o primeiro passo para apresentar algo de concreto", disse.
Além da OAB, outras 13 entidades serão convocadas a discutir o anteprojeto da reforma política a ser encaminhado ao Congresso no ano que vem, entre elas a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical e a Associação Nacional de Jornais (ANJ).
Busato declarou que o "momento de desencanto" dos brasileiros com o processo político é ideal para a construção de um novo sistema político. Outro razão que motivou a OAB é o fato de não haver consenso entre os parlamentares em relação aos projetos de reforma política que tramitam no Congresso.
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes