Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
28/8/2006 | Atualizado às 15:05
Pesquisa Estado/Ibope divulgada hoje mostra que o candidato José Serra (PSDB) voltou a subir na preferência do eleitorado paulista na disputa pelo governo de São Paulo. Serra ganhou três pontos porcentuais, chegou aos 46% e venceria a disputa para governador já no primeiro turno. O candidato Aloizio Mercadante (PT) consolidou-se como segundo colocado, subindo também três pontos, para 18%. Como a soma dos seus adversários atinge 29%, Serra tem uma folga de 17 pontos percentuais para vencer no primeiro turno - maior do que a do presidente Lula no plano nacional - que é de 15 pontos.
Em situação mais confortável que Lula, no plano nacional, Serra ganha em todos os segmentos, faixas e regiões. O seu eleitor típico é jovem, tem boa escolaridade e melhor poder aquisitivo. O tucano tem 55% na faixa que tem 16 a 24 anos (e apenas 38% no segmento entre 40 e 49 anos); alcança 55% no grupamento que tem escolaridade superior (e apenas 36% na faixa dos que têm até a 4ª série do ensino fundamental); e 54% entre os que ganham acima de 10 salários mínimos (e 35% entre os que ganham até 1 salário).
Num segundo turno hipotético, o tucano venceria Mercadante por 57% a 24% (56% a 24% há 10 dias) e superaria Quércia por 58% a 18% (57% a 19% na pesquisa anterior). Serra tem a mais baixa rejeição entre os três principais candidatos: apenas 17% dizem que não votariam nele de jeito nenhum, contra 19% que não votariam em Mercadante e 23%, em Quércia. Com a vantagem de Serra, 60% dos eleitores acham que ele vencerá a eleição. Só 10% apontam vitória de Mercadante e 3%, de Quércia.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores