Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PT critica pesquisa do Ibope encomendada por revista

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PT critica pesquisa do Ibope encomendada por revista

Congresso em Foco

23/1/2006 14:09

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A página oficial do PT na Internet publicou hoje um artigo criticando a pesquisa Ibope referente às eleições de 2006. A pesquisa foi encomendada e divulgada pela revista IstoÉ.

O PT reclama, na nota, que a revista omitiu os resultados do segundo turno. Sob o título "Istoé mente sobre pesquisa, causa confusões na mídia e promove Garotinho", o texto critica o que chama de "santo oligopólio".

O texto petista lembra que, em dezembro, Lula tinha 35% das intenções de voto e que agora, pela última pesquisa, está com cerca de 42%. Já José Serra, que em dezembro tinha 48%, caiu para 45%. Pela margem de erro da pesquisa, os dois estão tecnicamente empatados. Nas demais simulações, Lula ganha de todos os outros candidatos no segundo turno. No entanto, a revista não divulgou o resultado, que seria favorável ao PT.

Segundo o partido, a omissão não ficou somente por conta da IstoÉ. "O próprio Jornal Nacional (jornal da Rede Globo de televisão) optou pela divulgação somente dos dados do primeiro turno, quando já possuía os resultados sobre a preferência partidária. O PT mantém a liderança nas indicações dos brasileiros com 35%; seguido pelo PMDB, 28%; PSDB, 16%; PTB, 13%; PDT, 13%; e o PFL, com 12%", afirma o artigo. Para o PT, houve clara opção do noticiário da TV Globo em não divulgar o dado.

Sob encomenda
O PT afirma que a matéria da revista IstoÉ teria sido feita sob encomenda para o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PMDB). O ex-governador quer novamente ser candidato este ano. "(A pesquisa) não registra o crescimento de Lula. Na peleja interna do PSDB, dá uma ducha de água fria na candidatura de Geraldo Alckmin. E no PMDB, tira Germano Rigotto do páreo, consolidando Anthony Garotinho", afirma o texto petista.

Na edição desta semana, a revista informou que somente fizera a sondagem junto ao eleitorado com simulações para o primeiro turno das eleições presidenciais. O Jornal da Globo da última sexta-feira revelou, no entanto, que o Ibope também chegou a fazer simulações de segundo turno.

"Para não utilizar adjetivos mais pesados, classificamos como primária a mentira imposta pela revista Istoé, uma vez que os dados são públicos", diz o artigo do PT. "O que a Editora Três, que edita a Istoé, escondeu é que o Ibope constatou, num dos cenários propostos entre Lula e Serra: as intenções de voto em Lula no segundo turno aumentaram".

O artigo também se reporta a matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo do último sábado, que traz perguntas integrantes do questionário aplicado pelo Ibope, ao qual o jornal teve acesso. O questionário incluía perguntas como "Qual seria a principal ação que Garotinho poderia ter e que faria o (a) sr. (a) pensar em votar nele para presidente?"

Segundo o jornal paulista, a diretora-executiva do Ibope, Márcia Cavallari, declarou que o teor do questionário foi definido por orientação da Editora Três, que teria informado que faria perguntas temáticas, por candidato, em novas sondagens. Na matéria do Estadão, Márcia não soube dizer quem representou a editora na assinatura do contrato, que custou à editora da Istoé o valor de R$ 126 mil.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Morre assessor de comunicação do ministro da Saúde

Ida de Palocci à CPI deve ser decidida hoje

Folha: governo gasta só 17% da Cide em estradas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

3

Nova Carteira

Lei que cria Carteira Nacional de Docente é sancionada

4

JUDICIÁRIO

"Careca do INSS" poderá escolher se vai depor na CPMI, decide Mendonça

5

AGENDA DO PRESIDENTE

Lula abre Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES