Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula: "Palocci é o meu ministro"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula: "Palocci é o meu ministro"

Congresso em Foco

21/11/2005 | Atualizado às 19:09

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Em solenidade encerrada há pouco no Palácio do Planalto para sancionar a lei originada da chamada MP do Bem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou pôr panos quentes na ferida aberta entre os ministros Antonio Palocci (Fazenda) e Dilma Rousseff (Casa Civil). O presidente disse que ficou "estarrecido" com o noticiário do dia seguinte ao discurso em que elogiou Dilma, sem citar Palocci.

Lula afirmou que teve apenas a intenção de ressaltar a importância da ministra no lançamento do projeto de biodiesel. Desta vez, porém, ele fez questão de elogiar Palocci, a quem atribuiu a responsabilidade pela aprovação da MP do Bem no Congresso.

"Quero dizer a vocês que o ministro Palocci é o meu ministro da Fazenda, assim como a ministra Dilma Rousseff é minha ministra da Casa Civil. Quem quiser fazer especulação, que vá para a Bolsa de Valores e deixe o governo trabalhar", afirmou.

O clima entre os ministros da Fazenda e da Casa Civil é tenso desde que Dilma fez críticas incisivas à política de arrocho fiscal praticada pelo colega. Lula tentou minimizar a crise: "Neste governo não tem política econômica do ministro Palocci. Tem política econômica".

Na tentativa de amenizar as declarações de Dilma, o presidente enfatizou que, em seu governo, há espaço para que todos os ministros, indistintamente, tenham e expressem pensamentos diferenciados. "Se ela (a política econômica) for bem, todo mundo ganha com a política econômica. Se ela for mal, todo mundo perde", disse.

Ao sancionar a nova lei - que proporciona uma série de incentivos fiscais que beneficiam desde empresários e industriais até pessoas físicas, nos setores de exportações e do comércio interno -, o presidente reafirmou que não pretende mudar em nada a política econômica sustentada por Palocci. "Não mudarei em nada; não cortejo, nem cortejarei o êxito fácil por outras vias. Deixo que outros se deixem levar por motivações eleitoreiras", disse o presidente.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Presidente veta artigos da MP do Bem

Conselho suspende processo contra Lorenzoni

Lula sanciona lei derivada da MP do Bem

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES