Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara convida presidente do Banco Central para debater alta da ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

audiência pública

Câmara convida presidente do Banco Central para debater alta da inflação

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realizará uma audiência para debater medidas de combate à inflação.

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Caio Matos

30/5/2022 | Atualizado 31/5/2022 às 14:45

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, deputado Silvio Costa (Republicanos-PE) convocou uma audiência pública para esta terça-feira (31). Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados.

Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, deputado Silvio Costa (Republicanos-PE) convocou uma audiência pública para esta terça-feira (31). Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados.
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realizará, nesta terça-feira (31), uma audiência pública com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. O objetivo é debater medidas de combate à inflação e o aumento das taxas de juros no país. O convite foi feito pelo presidente da comissão, deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, ficou em 1,06%. Maior índice para o mês nos últimos 26 anos. O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected]. Para 2022, o BC fixou a inflação projetada em 3,5%. No entanto, o banco estima que o IPCA possa fechar o ano em 7,1%, bem acima da meta estipulada. A audiência também deverá debater os aumentos consecutivos da taxa Selic como forma de combater a inflação. Atualmente, o índice está em 12,75%. "Esse fenômeno tem causado, claramente, impacto considerável na redução do poder de compra de milhões de consumidores brasileiros", afirmou o pedido de convocação da comissão. Confira o convite para a audiência da Câmara com o Banco Central: Na quarta-feira (1º), a comissão realizará uma audiência para discutir os sucessivos reajustes nas tarifas de energia elétrica. Participarão o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério Público do Ceará, a Aneel, o Idec, a Abradee, a Enel Ceará e a Neoenergia Pernambuco. "É notório que a população passa por um momento econômico delicado neste período pós-pandemia, com aumento de desemprego e queda de renda. Ao mesmo tempo, arcar com reajustes abusivos e injustificados de tarifas de serviços essenciais, é um peso que os consumidores não estão conseguindo suportar", destacou o presidente da comissão. Confira o convite para a audiência da Câmara sobre as tarifas de energia elétrica:
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

câmara dos deputados inflação Banco Central Silvio Costa Roberto Campos Neto

Temas

Economia Nota Congresso

LEIA MAIS

PEC 110

Municípios defendem alíquota única para ISS e atacam reforma tributária

esforço concentrado

Relator evita mudanças na reforma tributária para votar PEC nesta terça

Televisão

Atriz tenta quebrar prato com foto de Lula na TV e fracassa nas três tentativas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

3

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

Nova Carteira

Lei que cria Carteira Nacional de Docente é sancionada

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES