Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Comissão de Direitos Humanos do Senado investigará morte de Genivaldo ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

violência policial

Comissão de Direitos Humanos do Senado investigará morte de Genivaldo dos Santos

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal investigará o assassinato de Genivaldo de Jesus dos Santos.

Congresso em Foco

26/5/2022 | Atualizado às 18:56

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, senador Humberto Costa (PT-PE) quer uma

Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, senador Humberto Costa (PT-PE) quer uma "apuração rigorosa" sobre a morte de Genivaldo dos Santos. [fotografo] Edilson Rodrigues/Agência Senado [/fotografo]
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal investigará a morte de Genivaldo de Jesus dos Santos, de 38 anos, morto nessa quarta-feira (25) em uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Sergipe. O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected]. Nesta quinta-feira (26), o presidente da comissão, senador Humberto Costa (PT-PE), afirmou que a CDH exigirá uma "apuração rigorosa" do acontecido. "Já oficializamos a Polícia Civil de Sergipe, a PF, a Procuradoria da República e a própria PRF para requerer informações sobre o caso", afirmou o senador no Twitter. Confira o tuíte:

Como presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, sigo acompanhando as investigações sobre o assassinado de Genivaldo Jesus dos Santos. Já oficializamos a Polícia Civil de Sergipe, a PF, a Procuradoria da República e a própria PRF para requerer informações sobre o caso.

- Humberto Costa (@senadorhumberto) May 26, 2022
Genivaldo foi abordado pela PRF na cidade de Umbaúba, interior de Sergipe. Esquizofrênico, o homem ficou nervoso com a ação dos policiais, que utilizaram spray de pimenta e o imobilizaram no chão. Em seguida, os policiais jogaram um tipo de gás no porta-malas da viatura e colocaram Genivaldo dentro do veículo. Os vídeos da ação brutal repercutiram nas redes sociais. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe apontou que o homem morreu por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda. "A violência policial, em nenhuma circunstância, é positiva para a sociedade ou para os profissionais e corporações da segurança pública. Por isso mesmo, deve ser repudiada e duramente combatida", destacou o presidente da CDH.

A violência policial, em nenhuma circunstância, é positiva para a sociedade ou para os profissionais e corporações da segurança pública. Por isso mesmo, deve ser repudiada e duramente combatida.

- Humberto Costa (@senadorhumberto) May 26, 2022
Em nota, a PRF de Sergipe afirmou que foram utilizadas "técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo" para conter Genivaldo. A corporação informa que foi aberto um procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policias envolvidos na ação. Confira a íntegra da nota:

"Na data de hoje, 25 de maio de 2022, durante ação policial na BR-101, em Umbaúba-SE, um homem de 38 anos, resistiu ativamente a uma abordagem de uma equipe PRF. Em razão da sua agressividade, foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Umbaúba.

Durante o deslocamento, o abordado veio a passar mal e socorrido de imediato ao Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito.

A equipe registrou a ocorrência na Polícia Judiciária, que irá apurar o caso. A Polícia Rodoviária Federal em Sergipe lamenta o ocorrido e informa que foi aberto procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos."

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Humberto Costa CDH Genivaldo dos Santos

Temas

Direitos Humanos Nota Congresso

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após defender Moraes, Antônio Carlos Rodrigues é expulso do PL

TROCA NA CÂMARA

Conheça o perfil dos sete novos deputados; cinco já passaram pela Casa

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Foragida da Justiça, Carla Zambelli é presa na Itália

4

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES