Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Congresso melhorou avaliação do governo Lula na economia desde o ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PAINEL DO PODER

Congresso melhorou avaliação do governo Lula na economia desde o início de 2023

Dados do Painel do Poder mostram que, hoje, Congresso dá nota 3 de 5 para o governo Lula no quesito economia.

Congresso em Foco

22/1/2024 8:36

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente Lula no Congresso, ladeado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (esq.), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (dir.). Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente Lula no Congresso, ladeado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (esq.), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (dir.). Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
A percepção dos parlamentares sobre a gestão do governo Lula em relação à economia melhorou do começo para o final de 2023. Segundo o Painel do Poder, pesquisa realizada pelo Congresso em Foco com líderes do Congresso Nacional, o governo recebia uma nota média de 2,6 em fevereiro, em uma escala de 1 a 5. Em dezembro, a mesma nota marcava 3,14.
  • esta reportagem foi feita com dados do Painel do Poder, pesquisa realizada pelo Congresso em Foco . Clique aqui para saber mais.
Para aferir a avaliação do governo pelo Congresso, o Painel do Poder pergunta aos parlamentares entrevistados sobre como avaliam o governo em uma série de quesitos (pergunta: "Numa escala de 1 a 5, em que 5 representa a melhor avaliação possível e 1 a pior avaliação possível, que nota melhor reflete sua opinião sobre a ação do governo federal nas seguintes áreas"). Depois, apresenta uma lista com itens que vão de economia, saúde e educação a relacionamento com o Congresso e com o Judiciário. No quesito economia, a melhora da avaliação da gestão Lula se deu no encerramento do primeiro semestre do mandato. De lá para cá, registrou oscilações:
  • em julho de 2023, a economia registrou uma nota de 3,26. Naquela época, o Congresso entrava no recesso depois de avançar projetos importantes para a política econômica: o arcabouço fiscal defendido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acabava de passar pelas duas Casas e estava pendente de uma aprovação final do Senado. A Câmara também havia aprovado o projeto de reforma tributária defendido pelo governo e enviou o texto ao Senado.
  • em setembro de 2023, a avaliação teve leve alta, para uma nota 3,3.
  • em dezembro de 2023, portanto, houve uma oscilação para baixo, com a nota em 3,14.
O Painel do Poder começou a questionar os congressistas sobre a nota que dão para a gestão econômica do governo em abril de 2021, o que impossibilita uma comparação direta com a gestão de Bolsonaro - o então presidente já estava em seu terceiro ano de governo. Em 2021 e 2022, a nota de Bolsonaro na economia variou entre 2,2 e 2,63. Teve alta no fim de 2022, fechando o mandato em 3,1. O ano de 2023 foi marcado pela pauta econômica no Congresso. Ao longo do ano, o Legislativo chancelou uma série de medidas de interesse da equipe econômica do governo, como o arcabouço, a reforma tributária, a taxação de offshores e o imposto sobre apostas esportivas, as bets. Em outras frentes, os parlamentares acumularam pontos de tensão com o Planalto. Neste momento, duas medidas pesam na relação governo-Congresso e estão sendo negociadas:
  • a MP da Reoneração, que derruba um benefício tributário para 17 setores da economia que já havia sido prorrogado pelo Legislativo;
  • e o cancelamento de uma medida de Bolsonaro que abria brecha para ampliar a isenção fiscal de líderes religiosos.

Humor do Congresso

O Painel do Poder é a única pesquisa no Brasil a ouvir exclusivamente os líderes políticos mais influentes no Congresso Nacional para aferir as tendências predominantes na Câmara e no Senado quanto ao relacionamento com o governo federal e às políticas públicas. Feita no formato de painel, o que permite aferir as mudanças de humor no Congresso, a pesquisa permite a tomadores de decisões antecipar cenários e fazer prognósticos. A cada três meses, ouvimos cerca de 70 congressistas que consideramos ter maior influência no Legislativo. O resultado é publicado, em parte, no nosso site. Mas você pode comprar o relatório completo da pesquisa, contratar perguntas exclusivas ou mesmo agendar uma apresentação personalizada. Para isso, contacte nossa equipe de marketing.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula Congresso Nacional pesquisa economia ministério da fazenda Fernando Haddad Painel do Poder

Temas

Dados

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Com deputado expulso do PL, Mesa Diretora pode mudar de formação

Câmara dos Deputados

Quem é Antônio Carlos Rodrigues, expulso do PL por defender Moraes

Câmara dos Deputados

Saiba quais deputados mais apresentaram projetos de lei em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

4

15º estado

Prêmio Congresso em Foco é o 15º maior colégio eleitoral do país

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES