Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Eliziane Gama critica Chico Rodrigues por ida à terra Yanomami sem ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

crise yanomami

Eliziane Gama critica Chico Rodrigues por ida à terra Yanomami sem autorização: "Má-fé"

Eliziane Gama (PSD-MA) criticou a ida do senador Chico Rodrigues à Terra Indígena Yanomami sem autorização das autoridades competentes.

Congresso em Foco

22/2/2023 | Atualizado 23/2/2023 às 11:58

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Senadora pede a presença de militar que pediu golpe de estado a Mauro Cid. Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Senadora pede a presença de militar que pediu golpe de estado a Mauro Cid. Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Vice-presidente da comissão externa do Senado Federal que acompanha a crise humanitária envolvendo o povo indígena Yanomami, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) criticou a ida do senador Chico Rodrigues (PSB-RR), presidente da comissão, à terra indígena desacompanhado dos demais parlamentares e sem autorização das autoridades competentes. Em entrevista à Globo News nesta quarta-feira (22), a senadora classificou a ida do senador como uma atitude de "má-fé" e ilegítima. "Para mim, é uma visita que não tem qualquer tipo de legitimidade. Porque nós temos todo um regimento dentro do Senado Federal que precisa ser seguido e o senador não seguiu", afirmou Eliziane. "Essa comissão ela é integrada por vários senadores, qualquer decisão ou ação tomada pelo presidente tem que ser deliberada internamente. O que não ocorreu", completou. A senadora afirmou acreditar que Chico Rodrigues possa estar cometendo obstrução da justiça uma vez que conduz os trabalhos da comissão de maneira "nebulosa". "Eu acho que nós poderemos chegar a essa conclusão tão logo ele responda para nós as razões e a motivação dele", destacou. Eliziane afirmou que conversará com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para expor a forma "obscura e sem transparência" que a comissão está sendo conduzida. Além de Chico e Eliziane, compõem a comissão os demais senadores de Roraima, Dr. Hiran (PP) e Mecias de Jesus (Republicanos), e o senador Humberto Costa (PT-PE). Chico Rodrigues esteve no território indígena na manhã da segunda-feira (20). Eliziane afirmou que só soube da ida do senador após receber uma mensagem na noite do domingo (19) e que seria "humanamente impossível" para ela se deslocar do Maranhão, seu estado, para a capital Boa Vista (RR). O senador sobrevoou a região em uma aeronave das Forças Armadas. No Twitter, o senador publicou um vídeo sobre a sua visita à região afirmando que visitou a área para "para analisar de perto a evolução da situação". "Estou acabando de sair aqui de Surucucu e vim como presidente da Comissão dos Yanomamis acompanhar e verificar in loco a situação do transporte de alimentos, das cestas básicas, verificar inclusive a retirada de garimpeiros em alguns pontos que não pousamos por questão de segurança. Mas observamos que realmente já está sendo bem liberada a área", afirmou na publicação.

Como presidente da Comissão Externa para Acompanhar a Situação dos Yanomamis e a Saída dos Garimpeiros, visitei a área para analisar de perto a evolução da situação. Em Surucucu, estive no pelotão do Exército e sobrevoei áreas com presença de garimpos.#yanomami #SenadoFederal pic.twitter.com/7pFRtCxUqx

- Chico Rodrigues (@senadorchico) February 21, 2023

Críticas

A visita do senador foi alvo de críticas de associações indígenas. Em uma publicação nas redes sociais, a Urihi Associação Yanomami classificou como "ultrajante" a presença do parlamentar no território. "Repudiamos a participação dos parlamentares favoráveis a mineração ilegal, na comissão que deverá acompanhar a situação dentro do Território Indígena Yanomami", destacou a associação.
 
Ver essa foto no Instagram
 

Uma publicação compartilhada por URIHI - ASSOCIAÇÃO YANOMAMI (@urihiyanomami)

Nessa terça-feira (21), o Ministério Público Federal (MPF) cobrou explicações do senador sobre a visita. Segundo o MPF, o pedido "visa identificar os objetivos e atividades da referida Comissão Temporária Externa na Terra Indígena Yanomami, na perspectiva da defesa dos povos que habitam a TI Yanomami". O MPF também oficiou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-Yanomami) para questionar sobre a visita do senador.  
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

senado federal Chico Rodrigues eliziane gama yanomami

Temas

Nota Indígenas Congresso

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Lindbergh pede cassação de Eduardo Bolsonaro por "abandono de cargo"

EXTRADIÇÃO

Zambelli passa mal em audiência e julgamento na Itália é adiado

Indicações

Comissão de Infraestrutura recebe relatório de 16 candidatos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

2

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

3

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

4

Tributação Financeira

Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado

5

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Em conversa com Lula, Xi Jinping declara apoio à soberania brasileira

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES