Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. "Era pacato. A família dele está destruída", diz deputado amigo de ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

explosão na esplanada

"Era pacato. A família dele está destruída", diz deputado amigo de autor de explosão

Deputado Jorge Goetten, que conhecia autor de explosão na Praça dos Três Poderes, relata choque com o episódio: "Era pacato"

Congresso em Foco

14/11/2024 | Atualizado às 15:59

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Deputado Jorge Goetten, que conhecia autor de explosão na Praça dos Três Poderes, relata choque com o episódio:

Deputado Jorge Goetten, que conhecia autor de explosão na Praça dos Três Poderes, relata choque com o episódio: "Era um homem pacato". Foto: Agência Câmara
Em seu segundo mandato na Câmara, o deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC) conhecia há mais de 30 anos o chaveiro Francisco Wanderley Luiz, que morreu ao detonar uma bomba na noite dessa quarta-feira (13) em atentado planejado por ele mesmo, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). Francisco também era dono do veículo que explodiu em estacionamento de um anexo da Câmara. O carro estava carregado de artefatos. Em entrevista ao Congresso em Foco, Goetten contou que o amigo, de 59 anos, era divorciado e tinha dois filhos. "A família está destruída. Era de família boa, querida. Ele era um homem pacífico, um queridão. Nunca teve nada que o desabonasse", lamentou o catarinense. Os dois são da mesma cidade, Rio do Sul (SC), município de 72 mil habitantes localizado na região do Alto Vale do Itajaí, a 200 km de Florianópolis. O deputado, que está em Brasília, irá até a cidade natal neste sábado (15) para consolar a família. "Estive com ele ano passado, e o achei muito estranho", explicou. "A cidade é pequena, todo mundo se conhece, e todos estão muito abalados sem entender como ele fez isso", emendou. Francisco circulou pela Câmara ontem. Na portaria, informou que visitaria o gabinete do deputado, mas não se dirigiu até lá. "Em agosto ele esteve no meu gabinete, mas eu não estava. Nosso último contato foi no ano passado", lembrou Goetten. O deputado era do PL em 2020, ano que Francisco se lançou sem sucesso ao cargo de vereador. Goetten migrou para o Republicanos este ano e é aliado do governador Jorginho Melo (PL-SC). "Sempre fui um homem de diálogo. Não quero fazer comentários neste momento, em que precisamos acolher a família do Francisco, como acolheríamos se houvesse outras vítimas. Felizmente ninguém mais foi atingido", ressaltou. Antes de virar chaveiro, Francisco foi proprietário de boate e restaurante em Rio do Sul. "Também sou do ramo de alimentação. Ainda tenho lanchonete lá. Então tivemos muitos contatos. Estou muito, muito chocado. Lamento tudo isso, que as investigações esclareçam o que ocorreu", afirmou Goetten. O caso foi assumido pelo ministro Alexandre de Moraes, no Supremo Tribunal Federal, que vai apurar se há conexão entre o episódio dessa quarta com os atos de 8 de janeiro, que estão sob relatoria. A Polícia Federal investiga o caso. O trânsito da Esplanada dos Ministérios está restrito até a Alameda das Bandeiras. A circulação de pedestres está autorizada somente pelo lado oposto ao do Supremo Tribunal Federal. A PF faz varreduras na Praça dos Três Poderes.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Brasília Santa Catarina atentado extrema direita Jorge Goetten Francisco Wanderley Luiz

Temas

Democracia Congresso Entrevista

LEIA MAIS

SABATINAS

Senado aprova indicações para tribunais superiores, Ancine e CNMP

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Lindbergh pede cassação de Eduardo Bolsonaro por "abandono de cargo"

EXTRADIÇÃO

Zambelli passa mal em audiência e julgamento na Itália é adiado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

2

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

3

Revisão

Haddad diz estar aberto a flexibilizar mudanças no seguro-defeso

4

Ocupação da Câmara

Deputado que ocupou Câmara pede punição até para ele mesmo

5

PLATAFORMAS DIGITAIS

Após vídeo de Felca, Lula enviará ao Congresso projeto sobre big techs

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES