Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Psol pede cassação de Damares por negligenciar os yanomami

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

crise yanomami

Psol pede cassação de Damares por negligenciar os yanomami

Psol afirma que ação e omissão de Damares Alves foi "peça fundamental para o projeto de genocídio Yanomami perpetrado pelo Governo Bolsonaro".

Congresso em Foco

9/2/2023 11:51

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Psol afirma que ação e omissão de Damares Alves foi

Psol afirma que ação e omissão de Damares Alves foi "peça fundamental para o projeto de genocídio Yanomami perpetrado pelo Governo Bolsonaro". Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
A bancada do Psol na Câmara dos Deputados protocolou, nesta quinta-feira (9), uma ação pedindo a cassação do mandato da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Na representação enviada ao Conselho de Ética do Senado, o partido afirma que a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos "utilizou a máquina pública como um instrumento para uma política etnocida e racista contra os povos indígenas". A ação cita a crise humanitária na Terra Indígena Yanomami, onde o garimpo ilegal cresceu 54% em 2022 e devastou novos 1.782 hectares. Com a falta de apoio à saúde na região, em especial o surto de casos de desnutrição em crianças e idosos, o governo federal declarou situação de emergência em saúde pública nas terras Yanomami. A ação do Psol aponta que a gestão do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos ignorou "recomendações internacionais no âmbito da Comissão Interamericana de Direitos Humanos" e agiu com descaso com os processos e denúncias encaminhados à pasta. Segundo o partido, Damares perpetrou, junto ao ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), uma "política de morte". "A crise sanitária matou 570 crianças Yanomami de 2019 a 2022, 29% a mais que nos quatro anos anteriores. Em relação às mortes desnutrição de crianças de zero a 5 anos, foram 152 nos últimos quatro anos, um aumento de 360%", destaca a representação. Damares chefiou o ministério responsável pelos Direitos Humanos de 2019 até 2022, deixando o cargo para concorrer à eleição como senadora. O Psol ressalta que a ação e a omissão da ex-ministra foram "peça fundamental para o projeto de genocídio Yanomami perpetrado pelo governo Bolsonaro". A ação também pede que Bolsonaro, Marcelo Xavier, e os deputados federais Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente, e Eduardo Pazuello (PL-RJ), ex-ministro da Saúde, prestem depoimento ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar como testemunhas. "Diante da gravidade da situação apontada, este Conselho de Ética precisa averiguar se a senadora da República ora Representada, Damares Alves, possui decoro, humanidade e decência para representar o povo brasileiro e o Distrito Federal no Senado Federal", afirma o partido. Confira a íntegra da ação:
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Psol Jair Bolsonaro senado federal Damares Alves Eduardo Pazuello Ricardo Salles Marcelo Xavier yanomami

Temas

Nota Indígenas Congresso

LEIA MAIS

Câmara dos Deputados

Ministra Marina Silva é mais uma vez alvo de ataques no Congresso

Economia

Senado aprova Programa Acredita Exportação

Saúde

Senado aprova criação do plano nacional a portadores de fibromialgia

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SABONETES E PERFUMES

Lula sanciona lei que dispensa registro de cosméticos artesanais

2

Prêmio Congresso em Foco

Veja quem lidera a primeira parcial do Prêmio Congresso em Foco 2025

3

PREVIDÊNCIA

Lei que dispensa perícia para doentes sem cura entra em vigor

4

CRISE ENTRE PODERES

Constitucionalistas apontam validade da derrubada do IOF por Congresso

5

JUSTIÇA

Mendonça diz que STF tomou espaço do Congresso ao decidir sobre redes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES