Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado contraria Câmara e enterra minirreforma eleitoral para 2024

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

eleições

Senado contraria Câmara e enterra minirreforma eleitoral para 2024

O senador Marcelo Castro afirmou nesta terça-feira (4) que a minirreforma eleitoral não será mais apreciada pelo Senado ao longo desta semana.

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Caio Luiz

3/10/2023 13:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) anuncia que a minirreforma não será apreciada ao longo desta semana. Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) anuncia que a minirreforma não será apreciada ao longo desta semana. Foto: Roque de Sá/Agência Senado
O senador Marcelo Castro (MDB-PI) afirmou nesta terça-feira (4) que a minirreforma eleitoral não será mais apreciada pelo Senado ao longo desta semana. Para que as modificações propostas pelo projeto passassem a valer para o pleito do ano que vem, o texto precisaria ser votado e sancionado até a próxima sexta-feira (6) pelo presidente Lula. Castro é o relator do novo código civil na Casa Revisora. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse a Marcelo Castro que gostaria de tratar dos temas previstos na minirreforma na discussão sobre o novo Código Eleitoral e que não gostaria de votar a proposta da Câmara de modo açodado. O próprio relator já havia ventilado à imprensa que as chances de a minirreforma tramitar no Senado a tempo de ser aplicado para as eleições de 2024 eram baixas porque não havia atmosfera dentro da Casa para acatar a pressão dos deputados, que aprovaram a proposta a toque de caixa. O senador, que era cotado para assumir a relatoria da minirreforma na Casa Revisora, pronunciou-se em sua conta no X, o antigo Twitter:

A minirreforma eleitoral não será votada pelo Senado nesta semana, o que inviabiliza sua aplicação para as eleições de 2024. O Senado preferiu se dedicar com mais profundidade ao Código Eleitoral, já sob minha relatoria, e fazer uma reforma eleitoral mais ampla e consistente.

- Marcelo Castro (@MarceloCastroPI) October 3, 2023
O Congresso em Foco já havia antecipado que, por falta de um relator e por estar fora da pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), etapa anterior ao plenário, a minirreforma eleitoral aprovada pela Câmara em setembro não deveria ser votada pelo Senado. A falta de apoio dos senadores à chamada PEC da Anistia Partidária, que prevê o maior perdão aos partidos políticos, também travou a votação da proposta na Câmara. O tema era tratado como prioridade pelos presidentes de partidos e duramente criticado por movimentos de transparência. Constituída por um projeto de lei e outro de lei complementar, a minirreforma prevê, entre outras alterações, afrouxamento nas regras de inelegibilidade; a extinção das prestações de contas parciais, feitas durante a campanha, e a flexibilização do uso de recursos para campanhas femininas, com a abertura de brechas para que os recursos sejam usados em despesas de candidatos.
 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado minirreforma eleitoral Marcelo Castro Rodrigo Pacheco eleições 2024

Temas

Congresso Notícia

LEIA MAIS

Su

Nunes Marques suspende quebra de sigilo de Silvinei Vasques

Congresso Nacional

"Pai da Soja" permanece calado em depoimento à CPMI dos Atos Golpistas

Congresso Nacional

CPMI rejeita depoimento de comandante da Força Nacional de Segurança Pública

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

2

EM RESPOSTA AO SUPREMO

Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF

3

segurança

Deputados propõem proibição de assentos verticais em aviões no Brasil

4

NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro

5

ALEXANDRE PADILHA

Ministro da Saúde socorre passageira que desmaiou em avião

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES