Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Seminário da Anafe transcendeu meio jurídico, avalia entidade

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Seminário da Anafe transcendeu meio jurídico, avalia entidade

Congresso em Foco

20/8/2021 | Atualizado às 17:35

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Seminário foi promovido entre os dias 9 e 13 de agosto

Seminário foi promovido entre os dias 9 e 13 de agosto
Uma semana após o seu encerramento, o seminário "As instituições jurídicas e a defesa da democracia" ainda repercute. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe) entre os dias 9 e 13 de agosto, conseguiu atingir um público que vai além dos profissionais do Direito. "Tivemos mais de 3 mil visualizações e grande repercussão jornalística. Conseguimos passar informações adequadas não só para o meio jurídico, mas para a sociedade", avalia a diretora de Assuntos Institucionais da Anafe, Patrícia Rossato. Entendimento semelhante teve o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta (ANPR), para quem o seminário foi importante para tentar diminuir o que ele chamou de "linguagem de chancelaria". [caption id="attachment_511297" align="alignleft" width="408"] Patrícia Rossato critica reforma administrativa[fotografo]Arquivo pessoal/[fotografo][/caption]A união institucional das associações também foi apontada como aspecto positivo pelos participantes, especialmente frente a ameaças tanto no âmbito político quanto legislativo, como a tramitação da PEC 32, a reforma administrativa. A medida propõe grandes mudanças nos regimes de contratação, estabilidade e benefícios dos servidores públicos e é vista de forma negativa por muitos especialistas. Alguns, inclusive, citam risco de aumento da corrupção, de cooptação do Estado pela iniciativa privada e de redução da eficiência do setor público caso as novas regras para o funcionalismo sejam aprovadas. "Ela esvazia a projeção do serviço público e vai muito além de alterar nossas prerrogativas, que poderíamos contornar a longo prazo. Ela vai no seio dos direitos fundamentais, esvaziando a projeção do serviço público", avaliou o procurador Gustavo Machado, da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), durante a mesa inicial do seminário. Para Patrícia, as reformas propostas escondem a destruição dos pilares que garantem o interesse público. "Estabilidade não é vantagem pessoal do servidor, mas garantia de que o interesse público possa ser alcançado", afirmou, lembrando que o país viu várias notícias recentes envolvendo aquisições de vacinas e outras medidas relacionadas com a pandemia em que advogados públicos foram essenciais para barrar ou apontar práticas indevidas. "Isso somente é possível com uma estrutura estável, livre de ameaças. A fragilidade de vínculo com o estado permite a captura do mesmo por interesses pouco republicanos, facilita a corrupção e afeta a execução de serviços para a população".

O Congresso em Foco cobriu todos os dias do seminário. Veja o que aconteceu de mais importante nos debates: 

1° dia - Seminário da Anafe reafirma compromisso democrático da advocacia pública 2° dia - Bolsonaro se ausentou da gestão da pandemia, diz Gilmar Mendes 3° dia - Fraude eleitoral é "bobagem" e discurso de derrotado, diz Nelson Jobim 4° dia -Quarto dia de seminário da Anafe discute de liberdade de expressão a leis antiterrorismo 5° dia - Cármen Lúcia defende combate às fake news pela Justiça eleitoral  
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

reforma administrativa ANPR Anafe Ubiratan Cazetta

Temas

Justiça

LEIA MAIS

RESPOSTA AO CONGRESSO

Governo vai ao STF para reverter derrubada do aumento do IOF

GRUPO DE TRABALHO

Reforma administrativa: Câmara debate com acadêmicos e juristas

JUSTIÇA

Mendonça diz que STF tomou espaço do Congresso ao decidir sobre redes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SABONETES E PERFUMES

Lula sanciona lei que dispensa registro de cosméticos artesanais

2

EXCLUSIVO

Centrão articula Nikolas Ferreira para relatoria da CPI do INSS

3

TENSÃO ENTRE VIZINHOS

Lula assume Mercosul na Argentina e enfrenta desafio com Milei

4

SEGURANÇA PÚBLICA

PF publica requisitos para porte de armas por guardas municipais

5

Governo

Lula assina decreto para reduzir agrotóxicos na agricultura

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES