Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Marina Silva declara apoio a Lula

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Eleições 2022

Marina Silva declara apoio a Lula

Ex-ministra do Meio Ambiente e candidata a deputada federal, Marina Silva (Rede-SP) manifestou apoio à candidatura do ex-presidente Lula (PT)

Congresso em Foco

12/9/2022 | Atualizado 13/9/2022 às 10:46

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ex-ministra do Meio Ambiente e candidata a deputada federal, Marina Silva (Rede-SP) manifestou apoio à candidatura do ex-presidente Lula (PT). Foto: Ricardo Stuckert

Ex-ministra do Meio Ambiente e candidata a deputada federal, Marina Silva (Rede-SP) manifestou apoio à candidatura do ex-presidente Lula (PT). Foto: Ricardo Stuckert
A ex-ministra do Meio Ambiente e candidata a deputada federal, Marina Silva (Rede-SP), manifestou apoio à candidatura do ex-presidente Lula (PT) em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (12). A união marca o fim de uma série de rusgas entre os dois líderes políticos. "É em nome daquilo que está acima de nós, e olhando de baixo para cima para ver o que está acima de nós, é que eu manifesto meu apoio, de forma independente, ao candidato e ex-presidente, futuro presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva", afirmou Marina. Confira o vídeo da fala: Lula e Marina se encontraram nesse domingo (11) pela primeira vez em anos.  Em uma publicação no Twitter nesse domingo, Marina classificou o encontro como uma "boa e necessária conversa". A candidata afirmou que apresentou "propostas para um Brasil mais justo e sustentável".

Foi uma boa e necessária conversa onde pude apresentar propostas para um Brasil mais justo e sustentável. https://t.co/7EHq9rX6Xu

- Marina Silva 1️⃣8️⃣1️⃣8️⃣ (@MarinaSilva) September 11, 2022
Lula também usou a rede social para comentar o apoio da ex-ministra. "A presença da Marina Silva aqui com a gente é uma demonstração de que a democracia pode ser exercida mesmo quando existem divergências", destacou o presidenciável.

As pessoas estão vendo que a nossa democracia está fugindo pelos nossos dedos. A presença da @MarinaSilva aqui com a gente é uma demonstração de que a democracia pode ser exercida mesmo quando existem divergências.

- Lula 13 (@LulaOficial) September 12, 2022
Marina foi ministra do Meio Ambiente de 2003 até 2008, deixando o ministério após divergências sobre o recém-lançado Plano Amazônia Sustentável (PAS). Em seguida, deixou o PT. Em 2013, Marina criou o seu próprio partido, a Rede Sustentabilidade. Nas eleições de 2014, Marina foi atacada pelos ex-companheiros de partido durante a campanha de reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Marina, que chegou a liderar pesquisas eleitorais após o falecimento do seu companheiro de chapa, Eduardo Campos (PSB), não avançou para o segundo turno e ficou atrás de Dilma e Aécio Neves (PSDB). O apoio a Lula foi um dos fatores que atrasou a formação da federação entre a Rede e o Psol, este politicamente alinhado ao presidente Lula. A união dos dois partidos só foi possível após a aprovação de uma "cláusula de divergência", que permitia que lideranças pudessem se manifestar de maneira independente sobre o apoio presidencial. Além de Marina que tinha suas ressalvas, agora sanadas, a cláusula beneficiava a ex-senadora e hoje candidata a deputada federal, Heloísa Helena (Rede-RJ), que foi expulsa do PT em 2003 por divergências sobre a reforma da Previdência e política econômica do governo Lula. A saída de Heloísa levou a criação do Psol.  
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula Marina Silva eleições 2022

Temas

País Nota Eleições

LEIA MAIS

GOVERNO

Com denúncia de Felca, Lula acelera regulamentação das redes

JUSTIÇA ELEITORAL

Advogados pedem revogação do registro do partido de Bolsonaro ao TSE

Soberania

"Mundo está ficando mais perverso", diz Lula ao defender soberania

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SENADO

Na mira de Alcolumbre: dois indicados podem ser recusados em sabatinas

2

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

3

CÂMARA

Entenda o processo contra os 14 deputados denunciados após motim

4

LEVANTAMENTO DO SENADO

Governo corta 43% das emendas parlamentares previstas para 2025

5

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES