Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Zema defende frente Sul-Sudeste contra Norte-Nordeste, "vaquinha que ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

governador de minas

Zema defende frente Sul-Sudeste contra Norte-Nordeste, "vaquinha que produz pouco"

O nome de Zema foi parar na lista dos assuntos mais comentados do Twitter, com acusações de xenofobia contra o governador mineiro.

Congresso em Foco

5/8/2023 20:16

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Romeu Zema é um dos nomes cotados pela direita para a sucessão presidencial de Lula em 2026. Foto: Reprodução

Romeu Zema é um dos nomes cotados pela direita para a sucessão presidencial de Lula em 2026. Foto: Reprodução
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), defendeu a união dos estados do Sul e do Sudeste para barrar propostas no Congresso que possam favorecer as outras regiões do país. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Zema defendeu a atuação do Consórcio Sul-Sudeste (Cossud), atualmente presidido pelo governador Ratinho Júnior (PSD-PR), como forma de conquistar "protagonismo político". As críticas do governador foram dirigidas, principalmente, às regiões Norte e Nordeste. O nome de Zema foi parar na lista dos assuntos mais comentados do Twitter, com acusações de xenofobia contra o governador mineiro. Segundo ele, estados do Sul e Sudeste arrecadam muito mais para a União e recebem muito menos de volta. "Se não você vai cair naquela história, do produtor rural que começa só a dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixa de lado as que estão produzindo muito. Daqui a pouco as que produzem muito vão começar a reclamar o mesmo tratamento", afirmou. "Temos 256 deputados - metade da Câmara - 70% da economia e 56% da população do país. Não é pouco, né? Já decidimos que, além do protagonismo econômico que temos, nós queremos - que é o que nunca tivemos - o protagonismo político", acrescentou. Zema afirmou que esse protagonismo político do Sul e do Sudeste já ficou explícito nas discussões do Cossud em relação à reforma tributária. O relator da proposta, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), fez uma série de concessões aos governadores dessas regiões. O mineiro acredita que novas mudanças, na mesma direção, possam ser feitas pelo Senado. "Está sendo criado um fundo para o Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Agora, e o Sul e o Sudeste não têm pobreza? Aqui todo mundo vive bem, ninguém tem desemprego, não tem comunidade.Tem, sim. Nós também precisamos de ações sociais. Então Sul e Sudeste vão continuar com a arrecadação muito maior do que recebem de volta? Isso não pode ser intensificado, ano a ano, década a década", protestou.

A ignorância e o preconceito de Zema são atributos seus muito conhecidos. Mas que não deixam de envergonhar toda vez que vêm a público. O alento é saber que Minas e os mineiros são muito maiores do que esse funesto sujeito, acidente político em um estado de história tão altiva. pic.twitter.com/BSaujaahZX

- Humberto Costa (@senadorhumberto) August 5, 2023

INACEITÁVEL a fala abjeta e preconceituosa de Romeu Zema. O sujeito desrespeita o Nordeste sempre que pode. Ainda teve a pachorra de afirmar que as críticas à concentração de renda "tem de ter limite". Logo ele, dono de um patrimonio declarado de R$130 milhões. Não passarão!

- Ivan Valente (@IvanValente) August 5, 2023

Ao invés de trabalhar por Minas, Zema resolveu escancarar de vez o seu ódio pelo povo e sua xenofobia contra o Nordeste. Quanta raiva! "Nós queremos protagonismo político", diz Zema ao anunciar frente do Sul-Sudeste contra Nordeste | @EstadaoPoliticahttps://t.co/uaEdfU3ySK

- Rogério Correia (@RogerioCorreia_) August 5, 2023
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Minas Gerais nordeste norte Reforma tributária Sudeste Sul Romeu Zema

Temas

País Nota

LEIA MAIS

eleições 2024

PT oficializa apoio a Boulos para prefeitura de São Paulo

8 de janeiro

Movimento do agronegócio contesta Abin e nega envolvimento em atos golpistas

Concurso Público

Ministério da Ciência e Tecnologia abre 814 vagas para concurso público

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

2

EM RESPOSTA AO SUPREMO

Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF

3

segurança

Deputados propõem proibição de assentos verticais em aviões no Brasil

4

NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro

5

ALEXANDRE PADILHA

Ministro da Saúde socorre passageira que desmaiou em avião

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES