Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Artigos >
  3. Após críticas por silenciar sobre temporais em SP, Bolsonaro lamenta ... | Congresso em Foco

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Chuvas em São Paulo

Após críticas por silenciar sobre temporais em SP, Bolsonaro lamenta mortes

Defesa Civil aponta 24 mortes e mais de 600 famílias desabrigadas. O presidente Bolsonaro sobrevoou as áreas afetadas

Melissa Fernandez

Melissa Fernandez

1/2/2022 13:47

A-A+
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Foto: Alan santos - PR

Foto: Alan santos - PR
O presidente Jair Bolsonaro disse em coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta terça-feira (1º) que lamenta as mortes causadas pelas chuvas em São Paulo. Ele sobrevoou áreas afetadas pelas chuvas e esteve reunido com prefeitos do estado, quando prometeu unir esforços para auxiliar os desabrigados. O gesto vem após Bolsonaro ser alvo de críticas por silenciar diante do desastre natural que abateu o estado na última semana. São Paulo é governada por João Dória, ex-aliado e hoje adversário político do presidente. "Lamentamos as mortes. Sabemos que, muitas vezes, as pessoas constroem a sua residência por necessidade em um local que 10, 20, 30 anos depois, o tempo leva a desastres", disse Bolsonaro.

Os temporais na capital paulista ultrapassaram a média histórica de chuvas esperadas para todo o mês de janeiro, com total de 284 milímetros até domingo. Dados da defesa civil apontam que 24 pessoas morreram em decorrência dos temporais, e mais de 600 famílias estão desabrigadas. Equipes de resgate ainda fazem buscas por desaparecidos.

O chefe do Planalto sobrevoou nesta manhã as regiões mais comprometidas pelas tempestades. O estado sofre com aumento repentino nas chuvas, que deixaram rastro de alagamentos e deslizamentos de terra em várias cidades. Também estavam na comitiva os ministros Rogerio Marinho (Desenvolvimento Regional), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), João Roma (Cidadania), Luís Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência da República), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

O presidente se reuniu com representantes das cidades de Cajamar, Caieiras, Franco da Rocha, Mairiporã, Várzea Paulista e Francisco Morato, uma da mais afetadas pelas chuvas. Não foi estabelecido um valor a ser repassado pelo governo federal para ajuda às regiões metropolitanas.

Depois do anúncio da viagem do presidente a São Paulo, o governador e presidenciável João Doria disse em suas redes sociais que a visita de Bolsonaro para acompanhar a situação era bem-vinda.

Nosso povo está sofrendo as duras consequências das chuvas que castigaram nosso estado. A visita do presidente a SP para oferecer ajuda aos que mais necessitam é bem vinda.

- João Doria (@jdoriajr) February 1, 2022
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

São Paulo Jair Bolsonaro chuvas enchentes João Doria deslizamentos de terra

Temas

Governo Nota
ARTIGOS MAIS LIDOS
1

Sonia Roberts

Narrativa nova, ameaça antiga

2

Rosana Valle

Prisão de Bolsonaro: as medidas cautelares que ferem a Constituição

3

Carlos Fidelis

Entre a distopia e a construção do país desejado

4

José Dirceu

A boa luta contra as emendas impositivas

5

Carol Cassiano

Agosto Lilás: violência contra a mulher custa bilhões

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES