Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Artigos >
  3. Após críticas por silenciar sobre temporais em SP, Bolsonaro lamenta ... | Congresso em Foco

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Chuvas em São Paulo

Após críticas por silenciar sobre temporais em SP, Bolsonaro lamenta mortes

Defesa Civil aponta 24 mortes e mais de 600 famílias desabrigadas. O presidente Bolsonaro sobrevoou as áreas afetadas

Melissa Fernandez

Melissa Fernandez

1/2/2022 13:47

A-A+
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Foto: Alan santos - PR

Foto: Alan santos - PR
O presidente Jair Bolsonaro disse em coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta terça-feira (1º) que lamenta as mortes causadas pelas chuvas em São Paulo. Ele sobrevoou áreas afetadas pelas chuvas e esteve reunido com prefeitos do estado, quando prometeu unir esforços para auxiliar os desabrigados. O gesto vem após Bolsonaro ser alvo de críticas por silenciar diante do desastre natural que abateu o estado na última semana. São Paulo é governada por João Dória, ex-aliado e hoje adversário político do presidente. "Lamentamos as mortes. Sabemos que, muitas vezes, as pessoas constroem a sua residência por necessidade em um local que 10, 20, 30 anos depois, o tempo leva a desastres", disse Bolsonaro.

Os temporais na capital paulista ultrapassaram a média histórica de chuvas esperadas para todo o mês de janeiro, com total de 284 milímetros até domingo. Dados da defesa civil apontam que 24 pessoas morreram em decorrência dos temporais, e mais de 600 famílias estão desabrigadas. Equipes de resgate ainda fazem buscas por desaparecidos.

O chefe do Planalto sobrevoou nesta manhã as regiões mais comprometidas pelas tempestades. O estado sofre com aumento repentino nas chuvas, que deixaram rastro de alagamentos e deslizamentos de terra em várias cidades. Também estavam na comitiva os ministros Rogerio Marinho (Desenvolvimento Regional), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), João Roma (Cidadania), Luís Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência da República), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

O presidente se reuniu com representantes das cidades de Cajamar, Caieiras, Franco da Rocha, Mairiporã, Várzea Paulista e Francisco Morato, uma da mais afetadas pelas chuvas. Não foi estabelecido um valor a ser repassado pelo governo federal para ajuda às regiões metropolitanas.

Depois do anúncio da viagem do presidente a São Paulo, o governador e presidenciável João Doria disse em suas redes sociais que a visita de Bolsonaro para acompanhar a situação era bem-vinda.

Nosso povo está sofrendo as duras consequências das chuvas que castigaram nosso estado. A visita do presidente a SP para oferecer ajuda aos que mais necessitam é bem vinda.

- João Doria (@jdoriajr) February 1, 2022
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

São Paulo Jair Bolsonaro chuvas enchentes João Doria deslizamentos de terra

Temas

Governo Nota
ARTIGOS MAIS LIDOS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES