Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
Informativo no ar!
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ministro, respeite a Zona Franca de Manaus
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 21702, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":21702}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Ministro, respeite a Zona Franca de Manaus

Congresso em Foco

14/7/2021 | Atualizado 10/10/2021 às 17:05

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Paulo Guedes, ministro da Economia [fotografo]Isac Nóbrega/PR[/fotografo]

Paulo Guedes, ministro da Economia [fotografo]Isac Nóbrega/PR[/fotografo]
Marcelo Ramos*
Depois  de dois anos e meio no governo, já era para o ministro Paulo Guedes ter entendido que ele não é mais um operador da Bolsa de Valores. Suas falas impactam a economia e, principalmente, em milhares de vidas: dos empresários que investem em nosso país até os trabalhadores da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Suas ações não repercutem apenas sobe desce das ações e do dólar. O ministro Paulo Guedes precisa se dar conta de que o papel de fanfarrão, ao estilo do guru terraplanista Olavo de Carvalho, não cabe a um ministro da Economia.
Além de não dar consequência ao que fala, dá declarações que trazem instabilidade ao polo de concentrados na ZFM, mesmo sabendo que a PEC Emergencial ressalvou a excepcionalidade da ZFM das metas de redução de subsídios em nosso país.
Para contrapor a ZFM - que gera mais de 100 mil empregos diretos e milhares de indiretos, faz do Amazonas uma economia pujante e contribui para a conservação do meio ambiente, disse que o modelo  precisa ser substituído por uma "indústria sustentável".
Mas, em dois anos e meio, não adotou uma única política que induza estas empresas a se instalarem na ZFM, não fez qualquer investimento em pesquisa na área da biotecnologia e não promoveu sequer um debate sobre a utilização de recursos de P&D, gerados pela Lei de Informática, para o desenvolvimento de um polo de biotecnologia ou de softwares no Amazonas.
Queremos, sim, uma indústria nova, mas com uma transição e não ao custo de destruir o que temos hoje na ZFM. Seu já famoso desconhecimento de Brasil está reprimindo investimentos, retirando empresas e desempregando amazonenses, por falta de segurança jurídica.
O povo do Amazonas e nós, da bancada do Congresso, não permitiremos que Paulo Guedes siga atacando nosso polo exitoso.
*Marcelo Ramos é deputado do PL-AM e vice-presidente da Câmara.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para redacao@congressoemfoco.com.br. > Leia mais textos do autor.
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Amazonas Zona Franca de Manaus bolsa de valores Olavo de Carvalho Paulo Guedes ZFM Marcelo Ramos Ministro da Economia PEC emergencial indústria sustentável

Temas

Fórum Colunistas

LEIA MAIS

TENTATIVA DE GOLPE

Torres desiste de Paulo Guedes como testemunha no STF

TENTATIVA DE GOLPE

De Tarcisio a Guedes: STF ouve testemunhas de Bolsonaro e aliados

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Segurança Pública

Senado aprova PEC que inclui guardas e agentes na segurança pública

2

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Piso salarial para dentistas e médicos avança na Câmara

3

SEGURANÇA PÚBLICA

PF desmonta grupo de extermínio com militares; políticos eram alvo

4

Serviço Público

Senado aprova reajuste e novas carreiras para servidores federais

5

TENTATIVA DE GOLPE

Quem é a ex-primeira-dama que pode ser condenada pelo 8 de janeiro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES