Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
segunda-feira, 7 de julho de 2025
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Wellington Dias diz que reformulará o Bolsa Família para incluir mais ... | Congresso em Foco
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "COLUNA_LEITURA", "assettype": "CO", "articlekey": 10552, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Colunas_cima\",\"assettype\":\"CO\",\"articlekey\":10552}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News
LEIA TAMBÉM

Rudolfo Lago

2024: a anti-odisseia de Marçal

Rudolfo Lago

Viramos um país triste...

Rudolfo Lago

Você pode fumar baseado?

Rudolfo Lago

Pequenas legendas, grandes negócios

Rudolfo Lago

Pimenta no Leite é refresco?

Desenvolvimento Social

Wellington Dias diz que reformulará o Bolsa Família para incluir mais pobres

"Vamos fazer uma busca ativa pelo Brasil para trazer pessoas que tem o direito aos benefícios", prometeu o novo ministro ao ser empossado.

Rudolfo Lago

Rudolfo Lago

2/1/2023 | Atualizado 3/1/2023 às 12:12

A-A+
COMPARTILHE ESTA COLUNA

Sua Excelência, o povo. E acima dele, Sua Excelência, o Excelentíssimo povo mais pobre. Assim, o novo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), resumiu o foco da sua gestão. Ao tomar posse, ele reiterou nesta segunda-feira (2) o compromisso do governo Lula para retirar o Brasil do chamado "mapa da fome", a exemplo do que havia ocorrido nas gestões petistas. "Vamos começar pelo direito sagrado de tomar café, almoçar e jantar todo dia", declarou durante a cerimônia em que assumiu o cargo. Dias, cuja pasta é responsável pelo Bolsa Família, agradeceu ao Congresso Nacional por ter aprovado a mudança na Constituição que permitiu que o benefício de R$ 600 continue a ser pago às famílias inscritas no programa. Segundo ele, a intenção é atualizar o Cadastro Único das pessoas que podem ser beneficiárias, e não fazer um pente-fino para tirar pessoas pobres do Bolsa Família. "Vamos fazer uma busca ativa pelo Brasil para trazer pessoas que tem o direito aos benefícios", prometeu. "Sim, vamos reformular com muito diálogo o Bolsa Família e sei que na situação que se encontra não é uma tarefa simples, mas creio que é no diálogo que vamos encontrar a pactuação e dosagem certa. Sim, vamos fazer a atualização do cadastro único e nada de pente-fino", ressaltou.

"O coração do governo"

Wellington Dias disse ter consciência de que a pasta que assume, por sua característica de promoção social e de combate à desigualdade, é o "coração" do governo Lula. E, talvez por essa razão, a posse de Wellington Dias tenha sido uma das mais concorridas. Entre os diversos convidados, estavam governadores como Rafael Fonteles (Piauí), Jerônimo Rodrigues (Bahia) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), além da ex-governadora do Piauí Regina Sousa. Outros ministros, como Camilo Santana (Educaçã0), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Nísia Trindade (Saúde). E vários outros políticos, como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Segundo o novo ministro, a reconstrução do país "passa também pela reconstrução de toda uma rede da assistência social". "Colocar o povo no orçamento e de forma prioritária colocar os pobres no orçamento. Não deixar ninguém para trás, dar a mão a quem precisa e ninguém largar a mão de ninguém. Sei que essas duas frases foram muito repetidas durante a campanha, mas é um compromisso", ressaltou. O ex-governador do Piauí e senador eleito foi escolhido por Lula para comandar o Bolsa Família após pressão do PT para continuar com o ministério, que era cobiçado pela senadora Simone Tebet (MDB), nova ministra do Planejamento. Petistas avaliaram que seria um erro político abrir mão do comando do maior programa social do país. Assista à posse do novo ministro:
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

vídeo Wellington Dias ministério do desenvolvimento social Novo governo

Temas

Governo Democracia
COLUNAS MAIS LIDAS
1

Política internacional

O novo eixo da extrema-direita transnacional na América Latina

2

Análise política

O paradoxo do governo Lula: muita entrega e pouca popularidade

3

Educação

Sistema Nacional de Educação: todo excesso prejudica

4

Redes sociais

Socooorro! Os algoritmos estão soltos!

5

Gestão pública

Concursado ou comissionado? Eis a questão

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER_VAST", "exhibitionresource": "COLUNA_LEITURA", "context": "{\"positioncode\":\"VAST_Leitura_Colunas\"}" }