Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Rudolfo Lago
Rudolfo Lago
Rudolfo Lago
Rudolfo Lago
Rudolfo Lago
Relatório da transição
28/12/2022 7:08
De acordo com a CPI da Covid, foram 34 tentativas infrutíferas. O laboratório Pfizer, que desenvolveu junto com a Biontech uma das principais vacinas contra a covid-19, imaginava que o Brasil poderia ser um bom campo para o desenvolvimento da vacina e para conter a pandemia. Afinal, o Brasil é um dos maiores países do hemisfério Sul. Além disso, possuía uma eficiente organização vacinal, já testada e comprovada no combate a outras doenças.
O laboratório Pfizer só não contava com o fato de que, agora, o governo era comandado por um grupo que desprezava a ciência, que negava a importância do conhecimento científico e tecnológico. Que preferia acreditar, sabe-se por que razões, em panaceias não comprovadas, como o uso da cloroquina, um medicamento para malária. Num delírio crescente que fez com que, em determinado momento, o presidente Jair Bolsonaro chegasse a sair correndo pelos gramados do Palácio da Alvorada oferecendo caixas do comprimido para as emas.
O "astronauta" Marcos Pontes foi o ministro da Ciência e Tecnologia de Bolsonaro. Foto: Divulgação[/caption]
O relatório da transição propõe a "necessidade de reorganização do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI)". Em primeiro lugar, aponta o texto que será preciso "recompor e ampliar" o financiamento para o setor, "garantindo a liberação integral dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), cuja Secretaria Executiva é exercida pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)". Além disso, será preciso recuperar o próprio orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia e de suas unidades e agências, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
"É fundamental remontar a estrutura organizativa do MCTI, tendo por objetivo a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico nacional", diz o texto. "É necessário, igualmente, recompor e revitalizar as instâncias de diálogo e participação da sociedade civil na construção das políticas públicas para a área, como o Conselho de Ciência e Tecnologia (CCT) e o Conselho Diretor do FNDCT, além de realizar nova Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação cuja última edição ocorreu em 2010", aponta o relatório.
"No contexto de expansão acelerada da sociedade do conhecimento, a área de Ciência, Tecnologia e Inovação torna-se um pilar central para a reconstrução, a reindustrialização e o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país", considera o relatório da transição.
Leia também:
Retrato do desmonte: veja a íntegra do relatório da transição
Volta da fome é o principal indicador do desmonte das políticas públicas
Educação foi negligenciada e virou instrumento de guerra cultural
700 mil mortos pela covid são o saldo de "grave crise sanitária"
Meio ambiente: o que Bolsonaro fez para "passar a boiada"
Governo Bolsonaro foi a era do "PIBinho"
Relações Exteriores: roteiro de Bolsonaro para tornar o país "pária" no mundo
Marielle, Bruno, Dom: vítimas de um tempo em que direitos humanos foram desprezados
A "Malhação" que destruiu a política cultural brasileira
Tags
Política paulista
Tecnologia
Economia e inovação
Finanças públicas