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Pedro Valls Feu Rosa
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27/7/2020 | Atualizado 10/10/2021 às 16:58
Tempos bicudos, aliás. Nos Estados Unidos, 25% das crianças abaixo de 12 anos passam fome. No Reino Unido uma a cada dez crianças vive na miséria. Na França 8% dos menores de 18 anos estão entregues à pobreza - mal que afeta uma a cada sete crianças alemãs. E no tão rico Brasil - ali, do outro lado da rua - um exército de 50 mil crianças perambula à cata de esmolas. Fazem parte de uma massa de 23 milhões de jovens indigentes.
Segundo a OMS um terço da humanidade não consegue água tratada sequer para beber. Dois bilhões de seres humanos não têm acesso a saneamento básico nem em visita a centros de saúde. Estima-se que, a cada dia, vinte brasileirinhos morrem em função de doenças causadas pela falta deste tão primário serviço público.
Enquanto isso um terço da população urbana do mundo vive em favelas. E 55% dos nossos semelhantes não contam com proteção social na infância, na maternidade, na invalidez ou na velhice - vale dizer, estão rigorosamente largados por aí.
Paradoxalmente, porém, nunca gastou-se tanto em publicidade oficial pelo planeta afora. São fortunas incalculáveis. Li que nos Estados Unidos, em apenas cinco meses, a administração pública destinou US$ 135 milhões a uma única rede social para este fim - e fico a pensar no cálculo global. No Brasil, há alguns anos, apurou-se que apenas a administração federal direta gastava anualmente R$ 455 milhões e a indireta, através de empresas estatais, nada menos que R$ 724 milhões. Acrescente-se a isso o que se gasta a nível estadual e municipal.
Via Triumphalis. onde fica mesmo este endereço?
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