Entrar
Cadastro
Entrar
Antônio Augusto de Queiroz
Jornalista, analista e consultor político. Mestre em Políticas Públicas e Governo (FGV). Ex-diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), idealizador e coordenador da publicação Cabeças do Congresso. É autor dos livros Por dentro do processo decisório - como se fazem as leis e Por dentro do governo - como funciona a máquina pública.
Receba notícias do Congresso em Foco:
O programa Nova Indústria Brasil pluraliza o debate
OPINIÃO | Desde a década de 1990 a economia brasileira e latino-americana não conseguiu retomar o processo de industrialização
26/1/2024
O ato em defesa da democracia e a carta de princípios do Conselhão
OPINIÃO: Por Antônio Augusto de Queiroz
15/1/2024
Escolhas sensíveis do presidente Lula: STF e PGR
OPINIÃO: Antônio Augusto de Queiroz comenta a responsabilidade de Lula em nomear os sucessores de Rosa Weber (STF) e Augusto Aras (PGR)
26/9/2023
Conjuntura: relação do governo com o Congresso
Artigo por Antônio Augusto de Queiroz. Desafio de Lula não é trivial frente a um Congresso oposto a suas tendências
18/6/2023
O desafio do terceiro governo Lula
O desafio do presidente Lula no terceiro mandato é repetir o que fez nos dois primeiros, porém em um cenário completamente diferente
10/5/2023
Mudança de paradigma ou o novo padrão governamental
O temor do mercado com novo padrão de governança é absolutamente infundado e o novo arcabouço fiscal comprova isso
14/4/2023
O que é âncora fiscal, afinal?
Conceitualmente, âncora fiscal seria uma referência fiscal, uma garantia de estabilidade, sobre a qual se baseiam as demais expectativas.
15/3/2023
Vai ter aumento? Três cenários para o reajuste dos servidores
O mais prudente por parte dos servidores seria trabalhar junto ao Executivo o reajuste de 9% em 2023 e abrir uma negociação na Mesa Permanente, a ser criada, para a reposição das perdas em parcelas até o final do mandato de Lula
17/12/2022
Os desafios para a governabilidade de Lula
Mesmo que a oposição não tenha força suficiente para inviabilizar o governo, o fato é que o presidente terá que dialogar muito com o mercado, com a sociedade e, principalmente, com o Congresso Nacional, buscando sempre se pautar pelo equilíbrio e pela calibragem ideológica.
3/11/2022
As maldades de Paulo Guedes: as feitas e as que podem vir com a reeleição
Discute-se agora, com ar de surpresa, o vazamento de propostas do Ministério da Economia com medidas que podem impactar o orçamento da classe média, dos assalariados e dos aposentados e pensionistas, mas isso não apenas é do conhecimento público há muito tempo, como parte dessas medidas já foi incorporada.
28/10/2022
PREVIDÊNCIA SOCIAL
DANDO A VOLTA POR CIMA?
Mudança na comunicação se reflete na popularidade do governo