Entrar
Cadastro
Entrar
Marcus Pestana
Diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI). Economista, foi deputado federal e estadual e presidente do PSDB de Minas Gerais. Também foi secretário estadual da Saúde e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Receba notícias do Congresso em Foco:
Nesta semana o TCU aprovou o processo de privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia da América Latina
21/5/2022
A urna eletrônica e a roda d'água
A urna eletrônica, um grande e fundamental avanço da democracia brasileira, foi introduzida pela Justiça Eleitoral em 1989.
14/5/2022
A França tem algo a nos ensinar?
Em todos os processos eleitorais recentes a polarização foi grande. Mas em todos eles prevaleceu a vitória de posições centristas.
7/5/2022
Anistia: história, memória e justiça
A revelação de que o Supremo Tribunal Militar sabia sobre os casos de tortura traz de volta a necessidade de revisão dos termos da anista
30/4/2022
Mais ideias, menos personalismo
É impressionante como a atual sucessão presidencial é vazia de ideias e rica em culto a personalidades. É uma confirmação de nossa tradição política histórica.
23/4/2022
A hora da verdade para a terceira via
"As forças políticas do centro democrático têm patinado", escreve o colunista Marcus Pestana sobre a terceira via.
16/4/2022
O centro do problema é o sistema político
Como realçou o ex-presidente Michel Temer, no painel anterior, vivemos um presidencialismo esfarrapado, resgata o autor.
9/4/2022
Minas: laboratório para a responsabilidade fiscal (II)
O governo de MG vive situação fiscal frágil e preocupante. O atual governo recebeu uma realidade financeira absolutamente desorganizada.
2/4/2022
Minas: laboratório para a responsabilidade fiscal (I)
Artigo de Marcus Pestana avalia ações dos governos de Minas Gerais entre os anos de 2003 até 2018 no que tange à responsabilidade fiscal
26/3/2022
No Brasil, prestamos pouca atenção às eleições parlamentares. Ninguém governa de maneira segura e estável sem maioria parlamentar.
19/3/2022
Opinião
CONTAS PÚBLICAS
Câmara dos Deputados
Opinião