Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
domingo, 18 de maio de 2025
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PIB encolhe 1,5% no primeiro trimestre e volta ao patamar de 2012
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 17587, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":17587}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PIB encolhe 1,5% no primeiro trimestre e volta ao patamar de 2012

Congresso em Foco

29/5/2020 | Atualizado às 10:45

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

[fotografo]Imagem/EBC [/fotografo]

[fotografo]Imagem/EBC [/fotografo]
O Produto Interno Bruto (PIB) encolheu 1,5% no primeiro trimestre de 2020 na comparação com o quarto trimestre de 2019, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado reflete apenas os primeiros impactos da pandemia de covid-19. Os setores de indústria (-1,4%) e serviços (-1,6%) apresentaram recuo, enquanto a agropecuária (0,6%) cresceu. Segundo o IBGE, o país voltou ao patamar de 2012. "A queda do PIB do primeiro trimestre deste ano interrompe a sequência de quatro trimestres de crescimentos seguidos e marca o menor resultado para o período desde o segundo trimestre de 2015 (-2,1%). Com isso, o PIB está em patamar semelhante ao que se encontrava no segundo trimestre de 2012", informou o IBGE, em comunicado. Entre as atividades industriais, a diminuição se deveu pela baixa atividade nas Indústrias Extrativas (-3,2%). Também apresentaram taxas negativas a Construção (-2,4%), as Indústrias de Transformação (-1,4%) e a atividade de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (-0,1%). Nos Serviços, os resultados negativos foram em Outros serviços (-4,6%), Transporte, armazenagem e correio (-2,4%), Informação e comunicação (-1,9%), Comércio (-0,8%), Administração, saúde e educação pública (-0,5%), Intermediação financeira e seguros (-0,1%). O único crescimento veio das Atividades imobiliárias (0,4%).
As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.   "Aconteceu no Brasil o mesmo que ocorreu em outros países afetados pela pandemia, que foi o recuo nos serviços direcionados às famílias devido ao fechamento dos estabelecimentos. Bens duráveis, veículos, vestuário, salões de beleza, academia, alojamento, alimentação sofreram bastante com o isolamento social", afirmou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2019, o PIB teve variação negativa de 0,3%. No acumulado nos quatro trimestres, terminados em março de 2020, registrou aumento de 0,9%, em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. A previsão mais recente do Ministério da Economia, divulgada no dia 13 de maio, é que o PIB de 2020 registre uma queda de 4,7% em comparação ao ano passado.
> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país   
>Arrecadação federal tem pior março em dez anos
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

IBGE PIB Jair Bolsonaro serviços Paulo Guedes coronavírus covid-19 pandemia

Temas

Economia

LEIA MAIS

JUDICIÁRIO

Dino convoca audiência no STF sobre emendas parlamentares impositivas

ECONOMIA

Frente da Agropecuária defende ação diplomática após gripe aviária

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Médicos e dentistas aumentam pressão no Congresso por piso salarial

2

Fraudes no INSS

Instituto processa INSS e Dataprev por empréstimos não autorizados

3

Fraudes no INSS

"CPMI pode comprometer o sucesso da investigação", diz Gleisi Hoffmann

4

Mudanças

Bolsa Família ajusta regra para quem começa a ganhar mais

5

PED 2025

Reimont entra na disputa pelo PT-RJ com respaldo de lideranças

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES