Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Globo exibe placa destruída e deputado promete moção de repúdio

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Globo exibe placa destruída e deputado promete moção de repúdio

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Marina Barbosa

24/11/2019 | Atualizado às 10:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Globo exibiu a placa sobre genocídio negro que foi destruída na Câmara

A Globo exibiu a placa sobre genocídio negro que foi destruída na Câmara
Programa de humor que tem feito sátiras semanais à política e às desigualdades da sociedade brasileira, o Zorra Total tratou da Consciência Negra e fez críticas ao racismo nesse sábado (23). O programa da TV Globo chegou a exibir a placa da exposição sobre o genocídio negro que foi destruída por um deputado do PSL na Câmara nessa semana. A exibição da placa na cadeia nacional de televisão, contudo, desagradou a bancada da bala, que promete apresentar uma moção de repúdio contra a Globo e exigir direito de resposta na Justiça. > Deputados em protesto recolocam placa na Câmara. Teve tumulto; veja vídeo Líder da bancada da bala, o deputado Capitão Augusto (PL-SP) disse que a Frente Parlamentar da Segurança Pública vai apresentar uma moção de repúdio contra a Rede Globo na Comissão de Constituição e Justiça e também na Comissão de Cultura da Câmara. "Solicitarei ao presidente Rodrigo Maia que essa moção seja pautada no plenário da Câmara, para demonstrar nosso repúdio contra a Rede Globo que extrapola o direito à liberdade de expressão. Vamos acionar a justiça para que os responsáveis respondam por esse ato e que tenhamos o direito de resposta", informou o deputado. Maia, por sua vez, já criticou a destruição da placa. Veja aqui. Para o Capitão Augusto, que já havia criticado a placa da exposição sobre o genocídio negro antes de o Coronel Tadeu (PSL-SP) destruir o painel que mostra um negro morto e um policial ao fundo, a exibição dessa placa na Globo "tem a clara intenção de afrontar e denegrir a imagem de todos Policiais Militares do Brasil, querendo atribuir o genocídio de negros aos policiais militares". O deputado ainda classificou o trabalho, do artista Carlos Latuff, como um cartoon "polêmico e ofensivo". Responsável pela destruição da placa, o Coronel Tadeu ainda não fez comentários sobre o programa da Globo, que começou com uma sátira ao racismo enfrentado diariamente pelos negros brasileiros e terminou com a exibição da placa de Latuff. O painel, que foi recolocado nas paredes da Câmara por deputados da oposição um dia depois do ataque do Coronel Tadeu, foi exibido junto com os créditos finais do Zorra Total. Já o artista Carlos Latuff agradeceu a atitude da Globo nas redes sociais. A atitude da Globo também foi elogiada por muitos internautas. Veja o que Latuff comentou no Twitter:

Gostaria de agradecer a produção do programa "Zorra" na pessoa de @omarciusmelhem por reproduzir nos créditos finais minha charge sobre o extermínio de jovens negros pela polícia no #Brasil, que o deputado-coronel tentou em vão censurar na @camaradeputados.

Gratidão! pic.twitter.com/NywWtaPpvj - Carlos Latuff (@LatuffCartoons) November 24, 2019
> Exclusivo: Deputado diz que se sente feliz por poder quebrar placa > Tenha a melhor cobertura do Congresso de graça no seu Whatsapp
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Globo racismo TV Globo moção de repúdio capitao augusto zorra total Coronel Tadeu Genocídio Negro

Temas

Reportagem Mídia Congresso

LEIA MAIS

Muda Senado: Quem é o grupo que quer mudar o Senado e o Judiciário

Comissão da Câmara vai votar projetos escolhidos pela população

Moro anuncia acordo de extradição de traficantes com a Bolívia

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

Nova condenação

TRF-4 sentencia Bolsonaro a pagar indenização de R$ 1 mi por racismo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES