Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
16/3/2009 | Atualizado às 18:02
A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara definiu nesta segunda-feira (16) o calendário de realização das audiências públicas para debate do projeto que extingue o fator previdenciário (PL 3299/08). Serão realizadas quatro audiências, entre março e abril, com representantes de centrais sindicais, entidades empresariais, intelectuais e o ministro da Previdência Social, José Pimentel.
Os debates serão realizados separadamente. O primeiro encontro ocorre no dia 26 de março com a participação de empresários. No dia 31 deste mês, os deputados debatem o fim do fator previdenciário com as centrais sindicais. No dia 2 de abril, a comissão ouve a comunidade acadêmica e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, enquanto a presença do ministro Pimentel está marcada para o dia 7 de abril. (confira abaixo os horários)
As audiências públicas foram solicitadas pelo relator do projeto, deputado Pepe Vargas (PT/RS). O requerimento foi motivado pela falta de consenso em relação à proposta inicial do relator que mantinha parcialmente o fator previdenciário. Esse índice de cálculo traz perdas graduais de benefício para o trabalhador aposentado.
Na pré-proposta, que causou protestos das centrais sindicais, Pepe substitui o fator pela chamada "fórmula 95", em que o aposentado fica livre do fator previdenciário quando a soma de sua idade com o tempo de contribuição for igual ou maior que 95, para homem, e 85, para mulher – considerando que o tempo mínimo de contribuição é de 35 anos (homem) e 30 anos (mulher). De acordo com a fórmula, se essa soma for inferior ao valor estipulado, o aposentado continua sob as regras do fator previdenciário, que funciona como um redutor no valor do benefício da aposentadoria. (Renata Camargo)
Calendário Audiências:
26/03
10h – Entidades Empresariais
31/03
14h – Centrais Sindicais
02/04
10h – Comunidade Acadêmica e Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal
07/04
14h – Ministro da Previdência Social, José Pimentel.
Temas
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro
ALEXANDRE PADILHA