Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Bolsonaro nomeia ator Mario Frias como Secretário Especial de Cultura

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Bolsonaro nomeia ator Mario Frias como Secretário Especial de Cultura

Congresso em Foco

19/6/2020 | Atualizado 20/6/2020 às 8:41

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mario Frias assume lugar que era de Regina Duarte [Reprodução/Instagram Mário Frias]

Mario Frias assume lugar que era de Regina Duarte [Reprodução/Instagram Mário Frias]
O presidente Jair Bolsonaro nomeou na noite desta sexta-feira (19) o ator Mario Frias para o cargo de  Secretário Especial de Cultura do Ministério do Turismo. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Pedro José Vilar Godoy Horta vai exercer o cargo de Secretário Adjunto da pasta. Horta foi um dos primeiros a integrar  a equipe de Regina Duarte e foi exonerado no último dia 15 de maio da função de Secretário Especial Adjunto. Mario Frias vinha sendo cotado para o cargo mesmo antes da demissão de Regina, em maio. Na época, o ator se reuniu com Bolsonaro em Brasília duas vezes. Frias é o quinto nome a assumir a Cultura no governo Bolsonaro, que é cercada de polêmicas desde o início da gestão. Em janeiro de 2019, a área esteve no centro do debate quando o então secretário Roberto Alvim gravou um vídeo com referências nazistas. Depois da oficialização, Frias publicou uma foto no Instagram com a bandeira do Brasil e marcou o presidente:
 
Ver essa foto no Instagram
 

Mas se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

Uma publicação compartilhada por Mario Frias🇧🇷 (@mariofriasoficial) em 19 de Jun, 2020 às 7:23 PDT

Após o anúncio de sua saída da Secretaria, Regina Duarte ainda ocupou a função até o último dia 10. A promessa do presidente para a atriz era ela que ficasse à frente da Cinemateca Nacional. No entanto, o órgão já anunciou que pode fechar as portas ainda este ano caso não haja um acordo sobre sua gestão, num imbróglio que envolve o Ministério da Educação, do Turismo, da secretaria especial da Cultura e do Ministério Público. Desde o início de junho, a secretaria especial deixou, definitivamente, o Ministério da Cidadania para se integrar ao guarda-chuva do Ministério do Turismo. No dia 20 de maio, o ator chegou a dizer na imprensa que aceitava a função. Depois de anunciar voto em Bolsonaro nas eleições de 2018, Frias se tornou um dos poucos representantes da classe artística que defendem o governo. No Instagram, ele passou a divulgar mensagens em apoio ao presidente, utilizando as hashtags #bolsonarotemrazão e #ForaMaia. Chegou a parabenizar Regina Duarte pela indicação a secretária de Cultura, em fevereiro. Além de elogios ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a quem ele chama de "gigante", o ator também tem se aproximado de políticos ligados ao bolsonarismo. No último dia 12, fez uma live com o deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ). Também exibe fotos com a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) e vídeos do deputado Luiz Lima (PSL-RJ). Assim como Bolsonaro, Frias emitiu posicionamentos críticos ao isolamento social como forma de combater o novo coronavírus. "O vi´rus existe e precisamos lidar com ele. Mas temos que ter o DIREITO de escolher se vamos morrer de fome ou de COVID", escreveu ele na rede social. > Da Globo ao bolsonarismo: quem é o ator Mario Frias, cotado para a Cultura
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

cultura Jair Bolsonaro ministério do turismo Regina Duarte Secretaria de Cultura Ministério da Cidadania Mário Frias

Temas

Governo

LEIA MAIS

MINERAÇÃO

Terras raras e lítio: por que os EUA cobiçam o subsolo brasileiro

crise comercial

Donald Trump foi "induzido a acreditar em uma mentira", afirma Lula

Governo

"Falta de patriotismo", diz Lula sobre articulação contra o país

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

AMEAÇA?

Eduardo sugere que Hugo e Davi podem sofrer sanções dos EUA

2

CRISE INTERNA

Aliados de Bolsonaro compõem comitiva nos EUA e contrariam Eduardo

3

JUSTIÇA ELEITORAL

Nikolas Ferreira se torna réu no TRE-MG e pode ficar inelegível

4

JUSTIÇA

Deputados acampam em frente ao STF, e Moraes ordena desocupação

5

Judiciário

Moraes bloqueia contas, cartões e chaves Pix do senador Marcos do Val

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES