Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Sem votações, Congresso pára em clima de Copa

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Sem votações, Congresso pára em clima de Copa

Congresso em Foco

27/6/2006 | Atualizado às 18:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Logo após a vitória da seleção brasileira, por 3 a 0, contra Gana, os deputados deveriam voltar às suas atividades normais. Deveriam. O presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), havia marcado sessão de votação em plenário esta tarde. Mas, até as 17h, menos de 100 deputados tinham registrado presença - o quorum mínimo para votação é de 257 deputados.

Não foi possível votar os quatro itens que trancavam a pauta. Segundo Aldo, mesmo com o quorum alto da última semana, a Câmara não tem votado projetos por falta de acordo. "O governo tem medo de perder e a oposição de não ganhar", analisou o presidente hoje.

O presidente da Câmara disse que ouviu reclamações de deputados por ter marcado sessão deliberativa - quando há corte nos salários dos faltosos - para hoje, depois do jogo do Brasil. "Ouvi reclamações porque hoje é dia de jogo. Respondi que é dia de jogo e de votação também."

Segundo Aldo, "o campeonato mundial é um acontecimento muito distante do Brasil (geograficamente)", portanto "não pode servir de preposto para nós não termos quórum e votarmos as matérias que estão na ordem do dia".

Pelo corredor das comissões da Câmara, o clima era o mesmo do plenário, o vazio. Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que também marcara sessão à tarde, poucos parlamentares registraram presença - o que acabou adiando as votações para amanhã. O único movimento existente era de servidores da Casa que, vez por outra, paravam em frente a uma HDTV (televisão de alta definição) para assistir à vitória do próximo adversário do Brasil, a França, que bateu a Espanha por 3 a 1.

No Senado, a situação é pior ainda. Mesmo com duas medidas provisórias trancando a pauta do plenário, o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) liberou os colegas senadores esta tarde. Os acessos para o Salão Azul - por onde transitam senadores e assessores - foi fechada.

Até o momento, no entanto, poucos ouviram os apelos de Aldo Rebelo. Apenas 119 deputados registraram presença no plenário. Para que as votações sejam iniciadas são necessários 257. A pauta está trancada por cinco medidas provisórias e quatro projetos de lei com urgência constitucional. Desde março a pauta está trancada.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Regularização Fundiária

Câmara aprova prorrogação do prazo para regularizar imóveis rurais

2

MEMÓRIAS DA DITADURA

46 anos da Lei da Anistia: sessão do Congresso teve vaias e socos

3

JUDICIÁRIO

Anistia a réus de 8 de janeiro tende a ser derrubada no STF, entenda

4

VÍDEO

Rubinho Nunes ameaça dar voz de prisão a youtuber durante CPI

5

Judiciário

Suspensão de leis estaduais e planos de saúde estão na pauta do STF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES