A pedido do presidente Lula, o governo federal estuda editar uma portaria para esclarecer as regras que ele terá que seguir nas eleições de outubro. A partir de 6 de julho, os candidatos já podem iniciar a campanha pelo país. A portaria será editada antes desta data.
Nos próximos dias, os ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos e das Relações Institucionais, Tarso Genro, terão uma conversa informal com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, sobre o assunto. A intenção é tirar dúvidas sobre as regras que o presidente terá que seguir durante a campanha.
Lula também pediu uma reunião ministerial para orientar os ministros na campanha. A intenção é evitar brechas para que a oposição entre com ações na Justiça Eleitoral questionando a participação de ministros nas campanhas. A reunião ainda não tem data marcada, mas deve acontecer na primeira quinzena de julho.
Semana de jogo
Nesta semana, o presidente segue rotina de trabalho no Planalto. Segundo o porta-voz da Presidência, André Singer, na quinta-feira, Lula assina o decreto que fixa as bases legais para a implantação da TV digital. As atividades de campanha só serão iniciadas a partir do registro da candidatura.
O quarto jogo do Brasil, Lula vai assistir novamente do Palácio da Alvorada. Pela manhã, o presidente participa de abertura da Conferência Nacional de Economia Solidária, em Brasília. Encerra a agenda às 11h30 e retoma as atividades às 15h. Lula determinou que todos os funcionários da Presidência sigam esse expediente.