Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Veja defende reportagem em nota

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Veja defende reportagem em nota

Congresso em Foco

14/5/2006 | Atualizado às 10:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A revista Veja divulgou nota defendendo a reportagem sobre as contas do presidente Lula e de outras autoridades em paraísos fiscais no exterior e a descrição do proprietário do Opportunity, Daniel Dantas, como o "banqueiro-bomba", dono de documentos com poder de destruição capaz de lançar pelos ares o governo e o PT.

Segue a íntegra da nota, assinada pelo diretor de redação da revista, :

"1) O presidente Lula não leu e não gostou do que não leu. Ainda assim reagiu intempestivamente à reportagem de Veja. Insultou jornalistas e a publicação, uma atitude imprópria para um presidente da República. É imperioso ler antes de criticar.

2) Veja chegou ao posto de mais respeitada e lida revista brasileira e quarta revista semanal de informação do mundo pela qualidade de suas reportagens.

3) Houvesse o presidente Lula lido a reportagem, teria percebido que se trata de um trabalho de investigação jornalística sobre as atividades do banqueiro Daniel Dantas, com o qual seu governo mantém uma relação tão conflituosa quanto incestuosa, relação que vem sendo objeto de reportagens de diversos veículos de comunicação.

4) O presidente disse que o autor da reportagem poderia ser chamado de 'bandido e malfeitor'. Disso Lula entende. Nada menos do que 40 de seus companheiros mais próximos foram descritos pelo procurador-geral da República como integrantes de uma 'quadrilha'.

5) A reportagem em questão é fruto de seis meses de investigação. A divulgação do resultado do trabalho de apuração, como a própria reportagem ressalta, foi feita justamente para evitar o uso das supostas contas como elemento de chantagem.

6) A revista, em sua reportagem, não afirma que a conta bancária atribuída ao presidente Lula é verdadeira. Também não diz que é falsa, por não dispor de meios suficientes para fazê-lo

7) Para concluir, Veja reafirma seu compromisso com os leitores e com o Brasil de prosseguir em sua tarefa de fiscalizar o poder em todas as suas esferas, a fim de impedir que 'sofisticadas organizações criminosas', para usar das palavras do procurador-geral da República, continuem a corroer a democracia brasileira."
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Governo responde com processo judicial

Dantas nega versão de Veja

Sobe para 32 o total de mortos em SP

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TRABALHO

Comissão aprova prestação de serviço em troca de seguro-desemprego

2

ELEIÇÕES 2026

Divisões internas e incógnitas dão o tom da disputa pelo Senado

3

CPMI DO INSS

"A blindagem pela própria comissão é uma vergonha", diz Alfredo Gaspar

4

SEGURANÇA PÚBLICA

O novo PL Antifacção: o que Derrite mudou no texto após as críticas

5

ELEIÇÕES 2026

Velhos caciques dominam corrida ao Senado no Norte em 2026

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES