O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), afirmou nesta segunda-feira que o partido vai entrar com ação contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo Berzoini, FHC difamou e feriu a honra dos petistas ao declarar bater duro no PT em entrevista concedida à revista IstoÉ desta semana.
Entre as declarações, Fernando Henrique disse que a "ética do PT é roubar", que "o PT obteve lealdades em troca de dinheiro" e que o partido quer "manter a sua pureza atolado no lamaçal formado por seus aliados". FHC também criticou a corrupção no governo Lula. "Eu nunca ouvi falar em tanta corrupção como neste governo. As massas de dinheiro envolvidas são muito altas. Assustadoras", disse na entrevista.
Ao comentar a entrevista, Berzoini disse que ela demonstra o destempero das relações FHC-PT. "Surpreende um presidente da República que recebia (o banqueiro) Daniel Dantas de madrugada no Alvorada falar de corrupção."
Para ele, também causa surpresa FHC dizer que nunca viu um governo tão corrupto. "Ele deveria olhar para trás, olhar primeiro para o que foi o governo dele e para todas as iniciativas que ele tomou para impedir investigações sobre corrupção."
Berzoini, ao defender o governo Lula, ressaltou que o presidente determinou a investigação de todas as denúncias e que nada foi provado contra o governo até o momento.
Segundo o presidente do PT, o departamento jurídico do partido está elaborando o documento e, portanto, ainda não há data definida para ingressar com a ação. "Esta entrevista mostra o desespero do senhor Fernando Henrique, que após governar por oito ano aparece nas pesquisas em terceiro lugar, atrás até mesmo de Anthony Garotinho", disse Berzoini.